Feed RSS Facebook ABS Pecplan Twitter ABS Pecplan Genus plc Aplicativos ABS para iPhone/iPad/Android

ABS Express

ABS Pecplan no Twitter
Genética ABS: ABCZ faz primeiro registro de animal fruto do cruzamento de Brahman e Holandês
Laura Pimenta - site ABCZ - 25/10/2010

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou na tarde de 22/10, o primeiro registro de um animal fruto do cruzamento entre brahman e holandês.  O registro foi feito na pista de julgamento do Parque Fernando Costa, onde acontece o XV Congresso Mundial da Raça Brahman.

Os animais fruto deste cruzamento já podem ser registrados pela ABCZ em todo o território nacional através do CCG (Certificado de Controle de Genealogia), mas ainda não poderão ser considerados uma raça.

Foram apresentados três animais frutos do cruzamento entre Brahman e Holandês. O primeiro registro foi o da fêmea Alice, do criatório Brahman IC, de Isaac Persiano e Mônica Vargas Ramos Persiano. A fêmea está com 32 meses e é filha da matriz brahman MISS IC POI com o touro holandês Touchdown.

Outros dois animais, do Grupo IMA, também foram registrados. São eles: Linda da IMA, que é filha da matriz brahman Pilar 573 com o touro holandês Silvester e Deusa da IMA, filha da matriz brahman MISS V8 397/3 com o touro holandês MIK, ambas com 13 meses de idade. As duas matrizes CCG apresentaram cio desde os nove meses de idade e foram cobertas aos 12 meses, demonstrando boa fertilidade.

Segundo André Zambrim, diretor do Grupo IMA e da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), os animais mestiços frutos deste cruzamento serão bem recebidos pelo mercado pecuário.  "Acreditamos que além da alta produtividade e do baixo custo de produção das vacas F1, os machos produzidos por estas fêmeas terão maior valor agregado que os das demais raças leiteiras, o que aumenta a lucratividade do negócio", afirma.

Desde 2008, quando o grupo começou a produzir animais mestiços foram produzidas e vendidas aproximadamente 70 fêmeas F1. A intenção do grupo é desenvolver uma média de 300 fêmeas F1 por ano e à medida que o mercado começar a absorver estes produtos, ampliar a produção.

ABS Pecplan
ABS PECPLAN
ROD. BR 050 KM 196 - ZONA RURAL - DELTA/MG - CEP: 38108-000
CORRESPONDÊNCIA: CAIXA POSTAL: 4046 - UBERABA/MG - CEP:38020-300
Preencha os campos abaixo:
Nome:
E-mail:
Raça: