21/06/2013


    Picston Shottle EX96, o excepcional touro Holandês, supera 1 milhão de doses


    ABS Global - Tradução Livre Cássia Parreira
    Picston Shottle EX96, o excepcional touro Holandês e estrela global, propriedade da Genus ABS, tornou-se a primeira raça do Reino Unido a produzir e vender mais de 1 milhão de doses de sêmen em sua vida produtiva. “Essa é uma sensacional conquista e prova da sua extraordinária habilidade de transmissão e apelo global”, comenta Andrew Rutter, Gerente de Programa de Melhoramento da Genus.

    Shottle foi criado por James Pickford, na Fazenda Spot Acre e formou-se através do Programa Connerstone da Genus ABS no início de 2004. Desde então, há constante procura pelo sêmen de Shottle que está abrigado na Central da Genus ABS em Ruthing, Wales do Norte e recentemente produziu sua milionésima dose.

    James Pickford, co-criador de Shottle, comenta: “para todos assistir o progresso de Shottle nos últimos 12 anos tem sido mágico. É muito bom ouvir quão satisfeitos os criadores, de todo o mundo, estão com as filhas de Shottle. É também muito gratificante ver o impacto que ele teve na raça globalmente, assim como, ver sua mãe, não somente ser votada para Vaca Global do Ano em 2007, mas também conquistando mais de 60 Star Brood Status”, destaca. “Estamos muito orgulhosos por Shottle e seu irmão materno estar, atualmente, entre os números 1 e 2 no mundo para excelentes filhas na primeira prova de safra, por ter testemunhado uma filha do Shottle sendo campeã da nossa Exposição Nacional e por ver as provas de muitos filhos do Shottle chegando à final”, completa.

     “Umas das mais curiosas histórias da mídia, de que Shottle ouvi Mozart e recebe, diariamente, mensagens são também muito divertidas. Seu caráter único fez de Shottle um favorito para a equipe altamente qualificada e dedicada que cuidou dele em Ruthin. Uma verdadeira estrela e sempre uma atração. Em 12 anos de vida, Shottle curte a todo vapor, fazendo barulho no ‘ringue’ de coleta, exibindo agilidade e mobilidade de um touro com a metade de sua idade”, observa James Hudson, Gerente de Produção e Operações da Genus ABS no Reino Unido.

    Shottle alcançou o topo dos rankings para PTA Tipo no Reino Unido em Dezembro de 2004 e está entre os Top Quatro desde então, ilustrando a qualidade do touro. Sua prova permaneceu muito consistente com um grande número de filhas, destacando o benefício de touros com alta confiabilidade. O sêmen de Shottle tem sido vendido em 36 países em todo o mundo, sendo que os maiores mercados, fora do Reino Unido, estão na Austrália, Canadá e Estados Unidos. Ele alcançou a primeira colocação nos rankings para PTA Tipo nos Estados Unidos e Canadá em 2008 e liderou a lista dos Top 100 TPI de Janeiro de 2008-2010 e ainda está entre os Top 25.

    Bem como, sendo extremamente popular entre criadores, devido ao excepcional tipo, alta produção e temperamento excelente, características de saúde e aptidão, Shottle tem grande demanda como um pai de grandes filhos, enquanto suas filhas são regularmente usadas como contrato de acasalamento. Os filhos de Shottle são progênies testadas em todos os países líderes em leite com mais de 100 filhos, sendo modelos exclusivos da Genus ABS.

     A Genus ABS tem vendido, atualmente, sêmen convencional e sexado dos mais de 20 filhos do Shottle, os quais foram todos testados através do programa Connerstone. “Shottle tem sido um fenômeno desde o minuto em que ele entrou na Central da Genus ABS. Ele teve um enorme impacto na raça Holandesa no mundo inteiro e sua presença será continuamente percebida nos próximos anos, ajudou a reestabelecer o Reino Unido no mapa de reprodução global”, conclui Mr. Rutter.

    Comentários

    Enviado por adeilson guerra em 17/12/2014

    excelente muito boa!

    Enviado por JOSE EDICLEIDSON SANTO ARAGÃO em 21/08/2013

    maravilha de reprodutor

    Enviado por CARLITO DUTRA MONTEIRO em 26/07/2013

    COMPREI UM FILHO DE SHOTTLE PORQUE ELE E O MELHOR

    Enviado por Hélio César Carnevalli em 24/06/2013

    Na dúvida, vai de Shottle! Não tem erro.