A genética está melhorando.
    Seu programa de acasalamento deve fazer o mesmo.

    GMS 2.0 é um programa de acasalamento totalmente novo e reformulado construído para VOCÊ. Tudo começou em 1968, quando a ABS revolucionou a indústria com a introdução do primeiro acasalamento genético – o GMS (Genetic Management System). Ao longo dos anos, o sistema operacional desenvolvido para suportar o GMS foi atualizado e expandido para receber ferramentas genéticas adicionais, como o GMS Express e a Auditoria Genética. Além disso, a plataforma foi ampliada para atender o aumento crescente do número de rebanhos de leite em todo o mundo que adotaram o GMS como programa de acasalamento genético.

    GMS 2.0 é um amplo sistema de manejo que otimiza o progresso genético e simplifica o processo de criação, oferecendo recomendações de acasalamento sólidas, e não tendenciosas. O programa basea-se em características econômicas de produção, conformação e saúde para obter vacas mais LONGEVAS e LUCRATIVAS.

    GMS 2.0 é muito fácil de usar, oferecendo opções mais PERSONALIZADAS do que qualquer outro programa de acasalamento do mercado. Com a orientação de um técnico ABS treinado, você define um ranking de prioridade de produção, saúde e conformação que melhor atende a sua necessidade, a fim de construir um roteiro de melhoramento genético customizado para o seu rebanho que ajudará a alcançar seus objetivos no mais curto espaço de tempo.

    GMS 2.0 oferece também aos produtores de leite a proteção mais completa do mercado contra CONSANGUINIDADE, RECESSIVOS PREJUDICIAIS e HAPLÓTIPOS. Além disso, GMS 2.0 traz muitos outros novos benefícios para os produtores de leite, incluindo:

    Personalização avançada

    150 opções de personalização diferentes de acordo com a necessidade do cliente
    Nova opção de robótica
    Estratégia completa de gestão de criação de animais

    Incorporação Genômica

    Utilização de dados GENÔMICOS das fêmeas
    Melhoria do gerenciamento da Consanguinidade
    Mais acasalamentos necessários para o progresso genético ideal

    Aumento de Eficiência e Resposta

    Até 14 relatórios personalizados para ajudar a monitorar o progresso genético
    Capacidades de relatórios imediatos



    Ferramentas que o GMS 2.0 oferece

    Controle de Consanguinidade, Genes Recessivos Prejudiciais e Haplótipos: Através das informações de Pai, Avô Materno e Bisavô Materno checa até a 7ª Geração do pedigree, limitando os acasalamentos em até 4% de Consanguinidade Máxima , ajudando a reduzir perdas pelos efeitos negativos da consanguinidade: Baixa Produção, Longevidade reduzida, falhas na performance reprodutiva, doenças e deformações congênita.

    OPR – Ordenação Percentual do Rebanho: Ranking que prioriza as vacas que mais se aproximam das metas do rebanho, ou seja, as matrizes onde o dinheiro que está sendo investido trarão os maiores lucros ao rebanho. Todos os animais de um rebanho são classificados do melhor para o pior com base nas metas individuais do cliente, no mercado de leite e no conceito de vaca ideal.

    Opções de Criação Controladas pelo Cliente: o criador assume o controle, selecionando o modelo de Vaca ideal para o seu tipo de operação leiteira, flexibilidade que permite ao GMS 2.0 atender às necessidades individuais de cada rebanho.

  • Produção: (NM$, CY$, Leite, Proteína e Gordura);
  • Conformação: (Manejo Intensivo, Durabilidade, Pastejo, Robótica, Tipo Show).
  • GMS MasterPlan: Plano de acasalamento que coloca o criador no controle da seleção de produção, saúde e conformação, definindo critérios genéticos mínimos de seleção, com possibilidade de grupos diferenciados para 1a. Opção , 2a. e até 3a. Opção de uso, e controle de estoque.

    Restrição de Touros pela Confiabilidade: Estabiliza e reduz riscos associados a oscilações na avaliação genética de touros em início de prova, sem prejudicar a oportunidade de maximizar o progresso genético máximo.

    Redução da Dificuldade de Parto: Seleciona touros com Dificuldade de Parto dentro do limite fixado pelo criador, para uso específico em Novilhas Virgens e Vacas com dificuldade de parto frequente.

    Acasalamentos individualizados: 16 Características de Tipo Avaliadas somadas à carga genética de pedigree e produção individual, identificando a necessidade específica de cada vaca ou novilha do rebanho.

    GenoMate: Acasalamento por Pedigree

    Uso dos Testes genômicos: Os Serviços Genéticos da ABS têm o prazer de proporcionar a capacidade de utilizar os resultados dos testes genômicos nas Auditorias Genéticas e nas recomendações de acasalamento do GMS.

    Atualizações Genéticas Gratuitas: A cada sumário todo o banco de dados do GMS 2.0 é atualizado, contando sempre com a informação de prova recente para maximizar o progresso genético.

    Resultados Computadorizados: Relatórios via e-mail, que dão um diagnostico completo do rebanho identificando todas as suas qualidades e necessidades em detalhes. No total, são até 14 tipos de relatórios de fácil compreensão, auxiliando nas principais decisões de criação.

    Consultores Genéticos Profissionais: Executar um serviço de qualidade é uma constância no time GMS. Tornou-se uma tradição na empresa a “Escola de GMS” para formação e atualização de Avaliadores de GMS e de Promotores de GMS , uma equipe de apoio para contato direto nas mais de 30 Regionais usuárias do Sistema GMS espalhadas por todo o Brasil, com condições para fazer uma apresentação técnica do GMS® e de suas ferramentas de Manejo Genético muito úteis aos nossos clientes usuários do programa;

    Auditoria Genética: a Auditoria Genética oferece uma linha de base através da qual você poderá fazer futuras comparações para ver a genética em ação como você nunca viu antes, ela irá segmentar seu rebanho baseado na sua descrição da vaca ideal ou o que você considera a melhor vaca do seu rebanho. Usando um backup do seu sistema de manejo leiteiro ou outras informações registradas, uma análise será realizada. Os resultados irão lhe mostrar exatamente como a genética está agindo em seu rebanho sob uma perspectiva sem precedentes, e irão prever o desempenho do seu rebanho futuro baseando-se nas novilhas, bezerras e informações atualizadas das prenhezes.


    Veja a genética do seu rebanho como nunca viu antes

    A nova ferramenta do portfólio de Serviços Genéticos – a Auditoria de Genética da ABS é o complemento perfeito para o GMS 2.0. Usado de forma conjunta, eles podem otimizar o retorno do seu investimento em genética. Da mesma forma que um relatório, uma Auditoria Genética anual oferece a você uma visão geral do momento em que a genética do seu rebanho está AGORA. Baseado nos seus objetivos, a Auditoria Genética oferece uma linha de base através da qual você poderá fazer futuras comparações para ver a genética em ação como você nunca viu antes.


    Consulte um técnico ABS Pecplan e saiba mais sobre a Auditoria Genética.


    Fale com o responsável por esta área

    Raul de Oliveira Andrade Neto

    Gerente Departamento Técnico Leite