Máxima Fertilidade para IATF

    Grupo IATF

    Criado em 2008, O Grupo IATF da ABS coleta informações de protocolos e criam um grande banco de dados técnicos em mais de 30 regionais da empresa, distribuídas em 12 Estados do país. São mais de 1,2 milhão de informações coletadas nos últimos dez anos de trabalho.

    O grupo também promove a troca de experiência entre os integrantes, buscando a melhoria e o aperfeiçoamento da técnica e atendendo às necessidades dos criadores das raças de corte em todo o país. Os técnicos possuem informações muito importantes para a tomada de decisão.

    Anualmente, a equipe que trabalha no levantamento desses dados passa por uma atualização. Os encontros ajudam na atualização da equipe sobre as novas ferramentas e ações para a melhoria dos resultados no campo.

    Nestes 10 anos de criação do Grupo IATF, muita evolução foi registrada. Inclusive, a empresa desenvolveu uma nova ferramenta técnica de suporte: o SYNC. O programa exclusivo possibilitou o gerenciamento da aplicação da técnica de IATF de forma muito mais prática e rápida.

    IATFmax

    Graças ao trabalho do Grupo IATF, a empresa pôde criar, de forma pioneira, o Selo IATF em 2011. E em 2018, apresentou a evolução para o IATFmax, uma avaliação estatística robusta e confiável que identifica touros de fertilidade superior para IATF. A análise científica é desenhada com interação de vários fatores que impactam a eficiência reprodutiva, conjugando os dados individuais dos touros com informações como categorias de vacas e escore corporal.

    A avaliação se divide em três categorias: IATFmax +; IATFmax +3; IATFmax +6.

    Benefícios

    Avaliação, credenciamento e descredenciamento de touros de forma mais rápida

    O produtor tem uma gama maior de opções de touros jovens com informação de fertilidade

    O produtor poderá, de forma simples e rápida, comparar e selecionar a melhor opção para o seu rebanho

    Como funciona

    O IATFmax possui 3 categorias, sendo elas: IATFmax + são aqueles que apresentam uma taxa de fertilidade acima da média em até 2,99 pontos percentuais. A categoria IATFmax +3 apresentam fertilidade em média 3 pontos percentuais acima da categoria IATFmax + e, como o nome sugere, a categoria IATFmax +6 é destinada àqueles animais cuja taxa de fertilidade alcança um incremento médio de 6 pontos percentuais acima da categoria IATFmax +.

    Assista ao webinário sobre a escolha de touros com máxima fertilidade para IATF:

    Palavra de especialista

    “Temos uma análise científica robusta, que considera não só o desempenho do touro, mas conjuga esses dados com categoria de vacas e escore corporal, características que refletem no resultado da fertilidade dos animais.”

    Cristiano Ribeiro
    Gerente do Departamento Técnico Corte da ABS

    “A grande vantagem do IATFmax é a agilidade e a confiança das avaliações que permite que um touro seja avaliado ainda na mesma safra em que foi utilizado. Com isso passamos a ter informação de fertilidade para os touros jovens de alto potencial genético e proporcionamos que o criador tome uma decisão baseada em informações robustas. O IATFmax é o casamento perfeito entre a ciência e o trabalho no campo: avaliação moderna em uma extensa base de dados de IATF do mundo real.”

    Fabiana Mokry
    Geneticista de Corte da ABS

    Touros com Certificação

    Raça Touro Certificação
    Nelore 3T DA AL BRASIL IATFmax +6
    Nelore 7308/04 PO PERDIZES IATFmax +3
    Nelore ABONO DA TRADIO IATFmax +3
    Angus ABS NET IATFmax +
    Nelore AL CAPONE MAT. IATFmax +3
    Nelore BELGRADO DA S. NICE IATFmax +
    Angus BIG BLACK IATFmax +
    Angus BIG MAC IATFmax +
    Brangus BRONCOS IATFmax +6
    Nelore CACIQUE FVC IATFmax +3
    Nelore Mocho CONSRCIO RG IATFmax +3
    Angus CYCLONE IATFmax +
    Nelore DEDAL MARUPIARA OV IATFmax +
    Nelore DESTAK DA SLN IATFmax +3
    Nelore DITADOR (D6595 DA MN) IATFmax +6
    Tabapu EROS FIV DA DORN IATFmax +
    Nelore EXTREMO (2445 DA GREN.) IATFmax +
    Angus GAME POINT IATFmax +
    Brangus GAP ARTILHEIRO IATFmax +3
    Red Angus GOLDEN BOY IATFmax +6
    Nelore INDICE DA S.NICE IATFmax +6
    Braford MARQUS DE SANTA TEREZA IATFmax +
    Nelore MUTRECO FVC IATFmax +6
    Nelore NUMARU FIV MATINHA IATFmax +
    Nelore PARAN MATI IATFmax +6
    Nelore QUEBEC DA EAO IATFmax +3
    Galeria Corte Zebu RASTAN MATINHA IATFmax +
    Nelore RAUSOR DO BOITEL IATFmax +3
    Nelore REM CALDONEGRO IATFmax +
    Nelore RUBAIAH MATINHA IATFmax +
    Angus SAFEGUARD IATFmax +
    Nelore SANSO DA TRADIO IATFmax +3
    Nelore SHERLOCK MAT. IATFmax +6
    Angus SOLID GOLD IATFmax +3
    Angus STRONGBOX IATFmax +6
    Nelore TOTAL MAT. IATFmax +
    Nelore Mocho VENCIUS RG IATFmax +3

    Perguntas Frequentes

    O IATFmax é uma avaliação estatística robusta e confiável que identifica touros de fertilidade superior para IATF.
    O IATFmax identifica, através de análise estatística robusta e informações extraídas de dados coletados a campo, os touros de fertilidade superior para IATF, entregando melhores taxas de concepção.
    Os membros do Grupo IATF coletam os dados dos touros utilizados em protocolos de IATF e enviam para a ABS através do programa de gestão reprodutiva, ABS Sync. Esses dados são processados e analisados pelos Geneticistas de Corte e Equipe Técnica da ABS e os reprodutores com fertilidade superior recebem o IATFmax. O IATFmax possui 3 categorias, sendo elas: IATFmax+, IATFmax +3 e IATFmax +6.
    O IATFmax possui 3 categorias, sendo elas:
    • IATFmax +: touros com fertilidade acima da média até 2,99 pontos percentuais;
    • IATFmax +3: touros com incremento médio de 3 pontos percentuais acima da categoria IATFmax + e
    • IATFmax +6: touros com incremento médio de 6 pontos percentuais acima da categoria IATFmax +;
    Um modelo estatístico foi desenvolvido pelos Geneticistas de Corte da ABS para a certificação de touros com IATFmax, que considera informações extraídas de dados coletados a campo.

    O modelo estatístico leva em consideração fatores como: características da vaca, ambiente, protocolo IATF e características do touro; além da interação entre esses fatores.
    Diminuição e simplificação das categorias e facilidade no entendimento da certificação. Foi implementado um robusto modelo estatístico para a certificação que maximiza a informação extraída dos dados coletados de forma completa.
    O IATFmax torna mais ágil a avaliação, credenciamento e descredenciamento de touros e permite que a ABS disponibilize ao produtor uma gama maior de touros jovens com informação de fertilidade. Com isso, o produtor poderá, de forma simples e rápida, comparar e selecionar a melhor opção para o seu rebanho.
    O modelo estatístico para certificação de touros IATFmax leva em consideração vários fatores que impactam a eficiência reprodutiva, tais como: raça, idade, condição corporal e situação da vaca; fazenda, ano, mês e lote; hormônios, técnico e manejo; raça e idade do touro e considera a interação entre esses fatores.
    A média de fertilidade considerada é a média da base de dados coletados pelo Grupo IATF e analisada pela equipe de geneticistas de corte da ABS.
    Sim. Somente os reprodutores da bateria ABS tem a pioneira certificação IATFmax.
    A equipe de geneticistas do departamento de Desenvolvimento de Produto Corte da ABS foi responsável pelo desenvolvimento do modelo estatístico e validação dos resultados para a certificação de touros.

    A certificação dos touros só é possível graças à coleta de dados realizada pelo Grupo IATF - que completou em 2018 dez anos de existência e são, sem dúvida, os representantes pela maior parte dos protocolos feitos no Brasil.

    Vendas

    Quero uma proposta personalizada

    Rede de Vendas

    Deixe seu depoimento

    Conte-nos como foi a sua experiência com a IATF

    Deixar mensagem

    Fale com o responsável por esta área

    Cristiano Ribeiro

    Cristiano Ribeiro

    Gerente do Depto. Tcnico Corte e Coordenador IATF
    1