12/05/2015


    ABS contrata filho de recordista de leite da ExpoZebu 2015


    por Faeza Rezende, assessora de imprensa da ABS Pecplan

                 


    Sêmen do raçador Sindi dever ser disponibilizado no mercado nos prximos meses

     

    A ABS Pecplan contratou este mês um dos touros Sindi com maior consistência gentica na atualidade. Dasquevi AJCF, filho do touro Quatar e Belga (recordista do Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2015), promete ser um dos lderes de venda, oferecendo mais lucratividade ao produtor.

    “Foi uma grande contratação. Ser um reforço especial na nossa bateria, j que representa uma excelente opção para aqueles criadores que utilizam a linhagem do Veludo, evitando a consanguinidade e promovendo produtividade”, comenta Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical da ABS Pecplan.

    Com pouco mais de dois anos, Dasquevi AJCF de propriedade de um dos principais selecionadores da raça no pas, Adaldio Castilho, da Reunidas Castilho, de Novo Horizonte, interior de São Paulo.  “Eu tenho certeza que esse um touro que vai contribuir muito para a pecuria, porque alia desempenho e beleza racial. Observamos que ele carrega na sua gentica a persistência em produção de leite e grande volume, alm de caractersticas fsicas muito impactantes”, descreve o criador.  

    Castilo reforça que a mãe de Dasquevi, a vaca Belga, foi a campeã do Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2015. A fêmea não s venceu o torneio, como bateu o recorde da raça Sindi, que era de 32,602kg, ao atingir mdia de 36,980kg. “Ela j vinha produzindo muito e pela firmeza de produção eu j esperava um bom resultado”, comemora.

    A expectativa que no incio do segundo semestre a Central j comece a disponibilizar sêmen de Dasquevi. Segundo Klaus  Hanser de Freitas, gerente de Produto Leite da Amrica Latina da ABS, o reprodutor deve conquistar tambm o mercado internacional. “Depois que tudo ocorra bem na parte administrativa e sanitria, nossa intenção, inclusive um dos motivos dessa contratação, visar exportação de uma grande quantidade desse material para ndia, retornando essa gentica mais desenvolvida hoje no Brasil para o berço do zebu. um touro que, sem dvida, carrega uma grande capacidade produtiva”, completa Freitas.




    Novidades ABS

    1