ABS Pecplan: ABS lança hoje nova ferramenta para auxiliar escolha de touros Girolando

    01/07/2015


    ABS lança hoje nova ferramenta para auxiliar escolha de touros Girolando


    por Faeza Rezende, Assessora da ABS Pecplan


    Empresa apresenta às 16h, durante a MegaLeite, programa inédito para indicação de reprodutores para a produção de leite em sistemas tropicais

     

    Será lançado hoje (01/07) à tarde, durante a MegaLeite em Uberaba (MG), um programa inédito desenvolvido pela equipe brasileira da ABS Pecplan: o Gplan, que indica reprodutores Girolando, de acordo com a necessidade do rebanho. Os detalhes da ferramenta, que promete otimizar o melhoramento genético em propriedades leiteiras, serão apresentados pelos técnicos da empresa no Parque Fernando Costa.

    Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical da ABS Pecplan, explica que o GPlan oferece recomendações objetivas de acasalamento, com base em avaliações genéticas personalizada dos animais. O programa leva em consideração o grau de sangue desejado e controla a consanguinidade, evitando prejuízos ao produtor.

    “ É uma ferramenta simples e segura que, com certeza, irá auxiliar muito na tomada de decisão. A escolha do touro será certeira e com confiança de resultados, já que as recomendações de acasalamento passam a ser objetivas, baseadas em dados consistentes”, destaca o gerente, lembrando que o Gplan oferecerá além de um diagnóstico completo do rebanho, gráficos e informações que auxiliam o produtor a visualizar as características zootécnicas a serem priorizadas na seleção.  

    O programa foi desenvolvido durante seis meses, inspirado em outro serviço de sucesso global da ABS que é o GMS (Sistema de Manejo Genético), disponível no mercado desde de 1968 para orientação de cruzamentos de raças europeias. Específico para recomendação de touros girolando, com foco na produção leiteira em sistemas tropicais, o GPLAN é um programa inédito no mercado mundial.

    A apresentação dos detalhes do programa ao mercado será a partir das 16h de hoje (01/07) no auditório do Museu do Zebu, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O evento é aberto ao público em geral: estudantes, profissionais da área, criadores e imprensa.




    Novidades ABS

    1