23/07/2015


    Aos 14 anos, morre Brilhante, um dos destaques da Estância Silvânia


    por Faeza Rezende, Assessora de Imprensa da ABS Pecplan

     

    Animal fez história na pecuária leiteira, comercializando mais de 60 mil doses de sêmen

     

    A raça Gir Leiteiro perdeu este mês um dos mais importantes touros da seleção Silvânia: Brilhante da Silvânia. O animal, que é um dos destaques da bateria ABS Pecplan, já tendo comercializado mais de 60 mil doses de sêmen, morreu aos 14 anos.

    “Sem dúvida, ele deixa um grande volume de filhas extremamente leiteiras tanto no girolando quanto no gir leiteiro”, comenta o gerente de Produto Leite Tropical da ABS, Fernando Rosa, ressaltando a importância do reprodutor para a pecuária nacional.  “É um touro que sempre se destacou na nossa bateria por ser classificado como o de maior capacidade de locomoção e fácil manejo de suas progênies”, ressalta.

    O criador Eduardo Falcão, proprietário da Estância Silvânia, também lembrou a força da genética para a transmissão de diversas características. “Além da facilidade de manejo, as filhas do touro sempre apresentaram excelentes aprumos e comprimento”, avalia. Filho provado da Nata da Silvânia, pelo sumário da Unesp/ABCZ, Brilhante possui PTAL de 705 kg de leite.

    Tamanha capacidade de leite levou uma de suas progênies a conquistar o recorde de produção da raça Girolando grau de sangue ¾. A genética Brilhante continua no mercado, com sêmen ainda disponível na Central da ABS Pecplan.




    Novidades ABS

    1