29/02/2016


    Progênies de Nasik e Kayak são destaque em julgamentos com mais de 800 animais

    Genéticas dos touros da ABS lideram várias categorias e conquistam diversos prêmios na Exposição de Nelore em Uberaba (MG)


    Por Faeza Rezende, Assessora de Imprensa da ABS Pecplan

    Terminou neste domingo (28/02) em Uberaba (MG) a edição 2016 da Expoinel Mineira. Os resultados dos julgamentos da exposição consagraram NASIK e KAYAK como os melhores pais da nova geração de animais da raça nelore. Além de dominarem essa categoria da competição, as progênies dos touros da bateria ABS conquistaram vários outros prêmios na pista do Parque Fernando Costa.

    "É mais um bom resultado conquistado pelas progênies ABS, que vêm se consolidando nas pistas de todo o Brasil", comenta Saulo Tinazo, técnico do departamento Corte da ABS Pecplan, informando que o sucesso das genéticas de Nasik e Kayak era previsível.  ?São animais que foram campeões nas maiores e mais disputadas exposições. Então, não podia ser diferente com seus filhos?, completa.

    NASIK FIV PERBONI se destacou com o conjunto que foi Campeão Progênies de Pai da Nova Geração. "Desde que suas primeiras progênies foram apresentadas em pista no ano passado, essa genética de sucesso vem se provando. Em 2016, foram mais filhos e prêmios ainda melhores", relata Tinazo. Entre as outras conquistas de Nasik nesta Expoinel-MG estão: cinco primeiros prêmios, Campeã Bezerra Jovem (QAMAR FIV DO MURA) e Reservado Campeão Touro Jovem (EMMO FIV DGSA).

    O conjunto de progênies Reservado Campeão no campeonato Progênie Pai  da Nova Geração carregava a genética de KAYAK TE MAFRA. Além disso, fez quatro primeiros prêmios e o de Campeã Novilha Maior (RIMA FIV KAIA). "É mais um resultado que mostra porque, com pouco mais de um ano na bateria ABS, KAYAK já é um dos preferidos do mercado", avalia o técnico da ABS.

    Vale destacar que outro touro da ABS, Jhellum, também teve uma progênie premiada na Expoinel como Reservada Campeã Novilha Menor (GRIFE FIV LCI). A Expoinel MG abriu o calendário anual de feiras pecuárias. A exposição foi realizada entre os dias 20 e 28 de fevereiro com a participação de cerca de 900 animais.

    Os três reprodutores (Jhellum, Nasik e Kayak) estão em plena produção na Central da ABS em Uberaba (MG) com sêmen disponível no mercado. Dezenas de visitantes passaram pela unidade durante a Expoinel e puderam conhecer de perto esses grandes reprodutores.

     

    Conheça um pouco mais sobre os melhores pais da nova geração:

    NASIK - Foi Grande Campeão Nacional na Expoinel 2012 e considerado Melhor Macho Adulto do Ranking ACNB 2011/2012. Conforme define o Gerente de Produto Corte Zebu Gustavo Morales, o animal possui aprumos corretos com cascos fortes, carcaça equilibrada com excelente acabamento de carne e gordura. Além disso, vem de uma linhagem materna Top em fertilidade e leite.

    KAYAK - O touro, bicampeão nacional em 2014  (ExpoZebu e Expoinel), é tido como uma excelente opção para o melhoramento genético da atualidade, segundo Gustavo Morales,  Gerente de Produto Corte Zebu. Filho do Basco em Matriz Heliaco da Java, é um animal de muita beleza racial, aliando raça e biotipo moderno, com costelas compridas e muito arqueadas, além de ótima musculatura e aprumos corretos.

    Touros relacionados




    Novidades ABS

    1