20/05/2016


    Morre um dos touros líderes de vendas da ABS

    Tango, considerado o reprodutor número 1 da raça Gir para PTA Persistência Leiteira, era um dos mais importantes da bateria Leite da empresa


    Por Faeza Rezende, assessora de imprensa da ABS Pecplan

    A bateria Leite Tropical da ABS Pecplan perdeu esta semana um de seus mais importantes touros da raça Gir Leiteiro. Um dos líderes de venda da empresa, Tango FIV JMMA, morreu aos 10 anos de idade.

    Fernando Rosa, gerente da pasta, conta que a genética é valorizada pelo mercado, principalmente, pela sua alta produtividade, já que Tango está ranqueado como 4° melhor touro para Leite com PTAL 943,63 kg/leite e número 1 para persistência de leite no Sumário da Avaliação Nacional de Touros das Raças Zebuínas, desenvolvido pela ABCZ/2016. ?Além da importante capacidade de transmissão de leite e sólidos e de um dos melhores compostos de úbere da raça, identificamos importantes filhas desse touro com destaque em pista e torneios leiteiros ?, comenta.

    Tango é filho de Radar em linhagem 3R Uberaba, o que, como explica o gerente da ABS, permite a genética ser utilizada nas principais linhagens da raça evitando a consanguinidade. ?Além de ser muito utilizado em rebanhos Gir, Tango também foi largamente usado na produção de Girolando onde observamos excelente temperamento e úberes de excelente qualidade?, completa Fernando Rosa.

    O criador José Mário Abdo lembra que Zonara FIV JMMA, logo a primeira filha de Tango, foi campeã mundial. ?Um feito inédito e imprevisível, que nenhum outro touro rei do leite conseguiu?, garante. O pecuarista ainda definiu o reprodutor como um ?tesouro genético que até a Índia descobriu, demandando duas mil doses de sêmen?. Além do berço  do  zebu, países das Américas Latina, como Colômbia e Venezuela, e da  América Central também importaram a genética.

    Na Central da ABS Pecplan, ainda há disponibilidade de semên do Tango.

    Touros relacionados




    Novidades ABS

    1