17/06/2016


    ABS participa de Dia de Campo na casa do touro Gengis Khan

    Empresa marcou presena no evento promovido pela ABCZ nesta sexta-feira (17)


    Por Faeza Rezende, assessora de imprensa da ABS

    A ABS  Pecplan participou na tarde desta sexta-feira (17/06) do Dia de Campo sobre PMGZ Leite, promovido pela equipe da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) . Esta edição do tradicional encontro sobre melhoramento genético aconteceu na Fazenda Brasília, em São Pedro dos Ferros (MG), propriedade que é casa de touros importantes da bateria Leite da ABS, como Gengis Khan e Diamante.

    O representante comercial da ABS na região de Raul Soares (MG), o médico veterinário, esteve presente e acompanhou as palestras dos técnicos da ABCZ. Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical da ABS, destacou a importância da iniciativa da Associação. “O PMGZ Leite foi uma iniciativa muito importante da atual gestão da ABCZ.É uma ferramenta que auxilia o produtor na escolha dos melhores reprodutores Gir Leiteiro, evitando a consanguinidade e aumentando a lucratividade.  E para que ela possa ser bem aproveitada, Dias de Campo como esse são fundamentais”, comentou.

    Dezenas de produtores de leite de Minas Gerais participaram, o que, para o gerente, revela o interesse crescente na busca por melhoramento genético. “O pecuarista tem consciência de que o investimento em genética é pequeno na planilha geral de custos e o lucro é certo”, completou Fernando Rosa.

    Fazenda Brasília. Localizada na região Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, a Fazenda Brasília é referência internacional na produção de excelentes reprodutores da raça Gir Leiteiro. A seleção foi iniciada por Rubens Peres na década de 50. E foi deste plantel que saíram grandes nomes da bateria Leite Tropical da ABS Pecplan, como Gengis Khan e Diamante.

    Gengis Khan é um dos touros mais importantes da nova geração da raça Gir. Considerado o 4° melhor reprodutor para leite com PTAL de 494,1 kg pela prova do Teste de Progênie promovido pela Embrapa/ABCGIL, morreu recentemente depois de já ter vendido mais de 140 mil doses de sêmen e feito muitas filhas campeãs de balde e de pista. (A ABS possui pequeno estoque de sêmen do reprodutor).

    A genética do reprodutor conquistou não só criadores de todo o Brasil, como também de países das Américas do Sul e Central.

    Touros relacionados




    Novidades ABS

    1