05/08/2016


    Torneio leiteiro de Paracatu consagra genética ABS

    Prêmios são entregues a filha e irmã de touros da bateria Gir Leiteiro


    Por Faeza Rezende, assessora de imprensa da ABS Pecplan

    Terminou nesta sexta-feira (05/08), o Torneio Leiteiro da 30ª Exposição de Paracatu. A feira, que acontece no noroeste de Minas Gerais, reúne 300 animais, sendo que 24 participaram do concurso. Os resultados valorizaram a genética Gir Leiteiro da ABS.

    Dois reprodutores foram destacados com a premiação: Disney Tol e Ninon Vila Rica, que tiveram, respectivamente, filha e irmã campeãs no torneio. Hamelia TOL levou o 2º Prêmio com produção de 48,38 Kg/leite/dia. A novilha é progênie do Disney Tol. "Recebemos esse resultado com muita alegria. Para nós, da ABS, esse resultado confirma a consistência da família de Disney e sua  capacidade de transmissão desses bons atributos. Afinal, em sua genealogia, o touro tem como mãe a Eldorada da Epamig, que foi Campeã de Torneio leiteiro na Expozebu/2010",  informa Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical da ABS.

    Outro touro que teve a família premiada no evento foi o Ninon Vila Rica (foto esquerda), sendo sua irmã materna, a Mandala FIV Vila Rica (foto direita) a Grande Campeã do Torneio com produção média de 62,67 kg/leite. Além disso, a vaca também recebeu  o prêmio de Grande Campeã e de melhor úbere na pista da exposição de Paracatu. "Ninon também confirma a capacidade de sua genética com elevada produção de leite, pois tem como mãe a Jasmim Vila Rica, que, por sua vez, também teve destaque em Torneio leiteiro na Expozebu", ressalta Fernando Rosa.

    O pecuarista Dilson Cordeiro, proprietário da vaca Mandala FIV Vila Rica, comemora o resultado, destacando que, agora, a fêmea é tricampeã. "Ela foi premiada na Exposição de Goiânia e na MegaLeite em 2015. E hoje foi a vez de fazer  bonito em Paracatu, tanto em pista quanto em torneio. Isso é reflexo de todo o potencial genético que culmina com excelentes características morfológicas e leiteiras", comenta, acrescentando que utiliza em sua fazenda a genética do irmão da Mandala, Ninon. "Sua progênie é excepcional", completa. 

    Exposição de Paracatu. A feira no noroeste mineiro acontece até o próximo domingo (07/08). Giovani Felipe de Almeida, representante da ABS da regional Unaí (MG),  comenta que  o evento superou a expectativa e demostra a força da raça Gir leiteiro na região. ?Produtores rurais, organizadores e toda a equipe da ABS se esforçaram muito para promover essa exposição, que, sem dúvida, é um diferencial para a pecuária da nossa região?, comemora, agradecendo em especial o envolvimento do Alysson Sampaio, coordenador da feira na área pecuária. ?Nossa estand está em um local com visão privilegiada da pista de julgamentos e com grande movimentação durante todo o tempo. Continuamos esperando a visita de todos os nossos clientes que passarem pela feira?, finaliza. 




    Novidades ABS

    1