19/10/2016


    Progênies ABS vencem prova de ganho de peso no MT

    Bezerros filhos de Bitelo DS, da Fazenda Vale do Tucanã, conquistaram três prêmios: 1º, 2º e 4º


    Por Faeza Rezende, assessora de imprensa da ABS


    Três animais da Fazenda Vale do Tucanã, de Juruena, no noroeste do Mato Grosso, foram os grandes destaques da Prova de Ganho de Peso promovida pela Associação de Nelore do estado. A seleção, que já possui mais de 30 anos, é comandada por Jorge Antônio Pires de Miranda e foi premiada pelo desempenho de bezerros filhos do touro Bitelo DS.

    "Para nossa surpresa, na categoria em que os bezerros entraram, conquistamos os 1º, 2º e 4º prêmios. É um resultado incrível, afinal concorremos com os melhores e maiores produtores de touros do Brasil. A nata da pecuária de corte do país", comemora Jorge Antônio Pires de Miranda, que ajuda o pai na condução do negócio.

    Ao todo, 50 criadores de todo o estado participaram com 270 bezerro,  que entraram no teste com idade entre 7 e 9 meses. A Prova de Ganho de Peso foi dividida em duas etapas: a primeira a pasto e a segunda em confinamento. Só com pastagem, o gado ficou oito meses, período em que foram feitas oito pesagens oficiais. Depois, os animais com melhor desempenho seguiram para o sistema intensivo por mais quatro meses.

    Ao final, os animais superiores foram leiloados, sendo os do criatório do Sr. Jorge Miranda arrematados por média de R$15mil reais cada. Dois dos três garrotes chegaram ao remate pesando 770 kg, 100kg a mais do que a média. "Sem dúvida, ganhar essa prova foi a maior conquista do nosso criatório. Há muito tempo desenvolvemos uma seleção voltada para pista e pudemos comprovar a qualidade da nossa genética para ganho de peso", afirma o pecuarista.

    Na Fazenda Vale do Tucanã, além da seleção de Nelore, também é criado gado Guzerá. Para as próximas edições da prova, a grande aposta do pecuarista envolve filhos de Rastan da Matinha, touro da ABS que tem sido utilizado com muita força nessa safra na propriedade.




    Novidades ABS

    1