24/10/2016


    ABS e Jacarezinho lançam nova linha genética para ABS NEO

    Acordo de parceria no fornecimento de genética com uma das maiores representantes do Nelore CEIP foi firmado esta semana e a expectativa é que 5 mil embriões sejam produzidos ainda nesta safra


    Por Faeza Rezende, assessora de imprensa da ABS

    Esta semana, a ABS Pecplan firmou parceria com a Agropecuária Jacarezinho, uma das maiores seleções de Nelore CEIP do Brasil. Pelo acordo, a fazenda passa a integrar o grupo de de fornecedores de genética para o ABS NEO (conceito revolucionário lançado em 2015 que oferece ao mercado melhoramento pronto via embriões congelados pela tecnologia IVB Transfer, planejados para características produtivas).

    "A fazenda é referência para o mercado no segmento CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção). O rebanho se destaca pela rusticidade, habilidade materna, funcionalidade e com muita precocidade sexual e de acabamento de carcaça, ou seja, com características que a pecuária nacional busca", descreve Gustavo Morales, gerente de Produto Corte Zebu da ABS.

    A Agropecuária Jacarezinho tem 30 anos de seleção e conta com 16 mil matrizes, sendo 10 mil delas na Fazenda Nova Terra, no município de Wanderley (Bahia), onde foram selecionadas as melhores 89 fêmeas como doadoras para o programa ABS NEO. Essa genética será acasalada com os principais touros da bateria da ABS, selecionados pela equipe técnica da empresa, e a expectativa é que sejam produzidos cinco mil embriões já para a safra 2016/2017.

    "Existe muita sinergia entre as empresas. Já temos uma longa parceria com a ABS e a IVB porque temos todos o interesse em promover a genética", comenta Ian Hill, proprietário da seleção Jacarezinho, ressaltando que, agora, esse objetivo fica ainda mais claro com a oferta de um produto único ao mercado que vai possibilitar um avanço incomparável a pecuária nacional. "Nosso foco há 30 anos é fertilidade. Se não há fertilidade, não há produção. Além disso, buscamos animais precoces com terminação rápida, que possibilite o aumento do lucro. Queremos identificar os mais produtivos para que eles se multipliquem", comenta Ian Hill. Vale destacar ainda que, além de controle de DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie), a Jacarezinho trabalha com genômica desde 2008.  

    Segundo o zootecnista Frederico D. Glaser, gerente de Mercado e Contas-Chave da ABS Pecplan, o pacote do ABS NEO com a assinatura da ABS e da Jacarézinho será baseado em uma genética de nelore extremamente produtiva e adaptada ao clima tropical. "Isso porque, na AJ, o desempenho do rebanho é avaliado à risca com tecnologia de ponta, com uso consistente de DEPs e foco em lucratividade, estando totalmente em linha com o lema da ABS: Progresso Genético gerando Lucro", afirma.

    A expectativa dos parceiros é que os primeiros embriões sejam disponibilizados ao mercado nas próximas  semanas e poderão ser utilizados pelos clientes já na próxima estação. Para saber mais sobre essa parceria e demais fornecedores do ABS NEO, acesse: www.abspecplan.com.br/absneo . No site, você também encontra informações sobre a tecnologia e descobre como pode adquirir os pacotes de embriões ABS NEO.




    Novidades ABS

    1