31/03/2017


    Gplan 2.0 traz novas ferramentas e aprimora indicação de touros Girolando

    ABS apresenta versão atualizada do programa inovador que faz sucesso em todo país desde 2015


    Por Faeza Rezende, assessora de imprensa

    A ABS apresentou nesta sexta-feira (31/03) o GPlan 2.0, a versão atualizada do programa pioneiro do mercado de acasalamento para rebanhos leiteiros que faz indicações de touros da raça Girolando. Com novas ferramentas, que garantem mais segurança para o produtor na escolha da genética, o programa já estará disponível aos clientes da empresa a partir desta semana.

    Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical da ABS, comenta que a nova versão traz basicamente três grandes novidades: o G-Índex, o CCR (Cliente Controla Rebanho) e uma atualização da Matriz de Touros. "São ferramentas que vão deixar a indicação de touros ainda mais científica, garantindo mais resultados para o produtor", afirma.

    O G-índex é uma fórmula matemática que ranqueia as melhores fêmeas do rebanho, oportunizando o criador identificar quais vacas pretende multiplicar na fazenda e quais ele deve descartar. "Isso é pressão de seleção", completa o gerente.

    Já o CCR vai contribuir para o direcionamento do trabalho, traçando objetivos claros para a seleção. "O produtor responderá algumas perguntas, as quais ajudarão a fazer um diagnóstico e o avaliador definirá o caminho para o qual o rebanho deve seguir para desenvolver as características de interesse", detalha Fernando Rosa. 

    A base de "Matrizes de Touros" também foi atualizada com dados de pedigree, inclusão de informações genômicos (produtos ¾ com base na prova do Holandês) e do resultado da avaliação do perfil linear das progênies pelo programa Cornerstone. "Agora, não é mais preciso fazer escolhas aleatórias de touros. Nós temos o GPlan que possibilita uma definição mais assertiva e científica", garante. 

     

    GPlan. Vale destacar que o GPlan foi lançado pela ABS em 2015. Desde então, mais de 28 mil avaliações de animais foram feitas pelo programa. Além de produtores brasileiros, clientes de outros países da América Latina. Para saber mais sobre o serviço, acesse: www.abspecplan.com.br ou procure o representante mais próximo de você.

    Comentários

    Nenhum comentário foi enviado até este momento. Seja o primeiro.