25/04/2017


    ABS contrata nove touros aprovados na Pré-Seleção Girolando

    Resultado da 5ª Prova foi divulgado na última semana


    Por Faeza Rezende, assessora de imprensa da ABS

    Ao todo, 69 animais de diversos Estados brasileiros participaram desde novembro do ano passado da 5° Prova da Pré Seleção de Touros da Raça Girolando. Deles, 40 foram aprovados e nove contratados pela ABS.

    "Estamos fortalecendo ainda mais nossa bateria, sempre com objetivo de oferecer aos nossos clientes o que existe de melhor na raça Girolando. Focamos nossas contratações em animais produtivos para sistemas de pastejo", comenta Fernando Rosa, gerente da pasta Leite Tropical. Entre os touros contratados pela ABS estão seis touros ¾ e três 5/8. 

    A 5° Prova da Pré Seleção foi realizada no Centro de Performance Girolando (CPG), localizado no campus do IFTM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro), em Uberaba (MG).

    Participam da 5ª Prova animais Puro Sintético (PS), 5/8 e 3/4. Ao longo da prova, foram avaliadas diversas características de conformação, morfologia, de manejo, temperamento, saúde animal e reprodutivas. "Houve uma substancial melhora na capacidade de congelamento de sêmen dos touros este ano em relação às provas dos anos anteriores. Por isso, conseguimos aprovar 40 touros", afirmou o coordenador do teste, Marcelo Cembranelli.

     Confira mais sobre os outros touros contratados pela ABS pelos comentários do gerente Fernando Rosa:

    Touros Girolando 3/4:

    Maximus Brenda Gerard RO - Grande Campeão Touro Jovem da Megaleite 2016. Filho da famosa vaca Brenda,  que possui  valor genético de 1927 kg/leite, lactação de 19.565 kg/leite e mais de 100 filhos registrados na Associação, sendo seis filhas entre as Top 1000 melhores vacas. Brenda é mãe de grandes vacas com a Bi Grande Campeã Megaleite 15 e 16 Haila RO. Este touro a ABS não só contratou como adquiriu 50% de suas cotas.

    J.E.L Marcos - touro de propriedade da ABS, também foi aprovado neste Prova com destaque para morfologia, temperamento e capacidade de congelamento de sêmen. este touro já fazia parte da bateria ABS, sendo que em 2016 foi lançado e já liderou as vendas de sêmen convencional e sexado. Marcos tem como mãe a Curiosa, que possui várias filhas com alta produção de leite e premiadas em pistas. Curiosa possui lactação de 10896 kg/leite e valor genético de 1047 kg/leite.

    ICH Nado Buxton ? Importante filho de Buxton, que é especialista em úberes, na Canela, a primeira vaca a ultrapassar a produção vitalícia de 100.000 kg leite e que possui valor genético de 2.235 kg/leite. Canela tem mais de 140 filhos registrados na Associação, sendo 66 vacas em controle leiteiro oficial e, dessas, 37 vacas estão classificadas entre as melhores vacas da raça no TOP 1000.

    BB Milk Tourchdown Monterey ? um dos mais jovens reprodutores que participou da prova e tem como mãe a Maysa, que possui lactação de 15.596 kg/leite e tem em seu pedigree a reconhecida família Pinehurst Illeshea com classificação linear de 95 pontos e produção vitalícia de 70.252 kg/leite. Touchdown possui Beta Caseina A2A2.

    Ícone Shanrock ? tem como mãe a Boutique JM Monte Alverne, que possui lactação de 21.586 kg/leite e valor genético de 1570 kg/leite. A fêmea também se consagrou Campeã em várias exposições e é Recordista em produção de leite Torneio leiteiro. Ícone foi Campeão Bezerro da Megaleite em 2015.

    Prime Cancum ? é fruto de acasalamento dirigido e destaque na Prova pelo Temperamento e Morfologia. Prime tem como mãe a Demasia, que possui lactação de 20.638 kg/leite, Valor Genético de 2050 kg/leite e muitas filhas com alta capacidade de produção de leite. Demasia foi Campeã Nacional na Feileite/2012 e recordista em torneios leiteiros. 

    Touros Girolando 5/8:

    Zeus Dorcy ? Primeiro produto Demasia Monte Alverne no 5/8. Zeus é filho da jovem doadora Servilha Oasis da Divisa (Sansão x Demasia) que em sua primeira lactação produziu 7.368 kg/leite. Portanto Zeus tem como avó a Recordista em Torneiro leiteiro e Campeã Nacional a Demasia (lactação de 20.638 kg/leite). Zeus tem como pai Dorcy, reconhecido pela capacidade de transmissão de leite.

    Jacuba Uno Supersire ? filho de Jacuba I Bela I, Irmã materna do reprodutor Jacuba Kyoto e que possui várias filhas com alta produção de leite em sistema de pastejo. A ABS adquiri 50% das cotas do reprodutor.

    ICH Nabil ? touro que se destacou na Prova pelo fenótipo muito forte. Tem como mãe a Impecável, que possui lactação de 13.245 kg/leite, Produção vitalícia de 48.720 kg/leite e valor genético de 2.244 kg/leite. Impecável possui 66 filhos registrados na associação, sendo oito filhas em Controle Oficial da raça. Nabil tem como pai o Buxton que é especialista em úberes.


    (Foto do touro J.E.L Marcos )

    Comentários

    Nenhum comentário foi enviado até este momento. Seja o primeiro.
    1