26/06/2017


    Genômica comprova qualidade de progênies de touros ABS

    Resultados foram apresentados em Dia de Campo em Rondônia no fim de semana


    Índices genômicos de filhos dos touros Campeão, 7176 e Bitelo DS da bateria Corte Zebu da ABS foram apresentados no Dia de Campo promovido pela Fazenda Fernandópolis no município de Espigão do Oeste, em Rondônia, no último fim de semana. Os dados, aliados a avaliações já reconhecidas pelo mercado como o iABCZ, comprovaram a eficiência da genética e os resultados com melhoramento conquistados pela propriedade.

    "Quisemos mostrar para os criadores participantes a importância do uso dessa nova ferramenta, a genômica, através do Clarifide - marcadores moleculares, e como ela pode ser aproveitada na seleção", ressalta a médica veterinária Larissa Lessi, que apresentou os dados ao lado no marido, também médico veterinário, Emerson Lessi. Os dois prestam assessoria técnica à Fazenda através da empresa ServSêmen, representante comercial da ABS em Cacoal (RO).

    A especialista explica que o cliente José Fernandes Vieira genotipou todo o rebanho, que é focado principalmente na produção de touros PO. E, com os marcadores de DNA CLARIFIDE Nelore, desenvolvidos especificamente para esta raça com predições genômicas características relacionadas à reprodução, desempenho, stayability e avaliações morfológicas, foi possível apresentar, durante o Dia de Campo, os animais em lotes por características selecionadas.

    O primeiro lote apresentado foi com os cinco melhores, de acordo com um combinado de resultados: de avaliação genômica com índice ABCZ. "São animais equilibradíssimos no que buscamos quanto a habilidade materna, stayability e características reprodutivas e desempenho", destaca Larissa.

    Em seguida, foram mostrados os animais com melhores índices com peso a desmama, as melhores opções para quem trabalha com venda de bezerros. "Já o lote com os melhores índices ao sobreano (150 dias) são de touros indicados para produtores que trabalham com o ciclo completo. E os com melhores ranqueados em stayability são mais indicados para quem procura fêmeas longevas", detalha, acrescentando que esse formato de apresentação possibilitou mostrar aos pecuaristas que é preciso escolher o touro de acordo com o sistema de produção para que a genética tenha todo seu potencial aproveitado.

    Ao todo, aproximadamente 150 produtores participaram do Dia de Campo, que também contou com outras palestras técnicas. O evento antecedeu o leilão Jóias de Rondônia realizado pela cliente José Fernandes Vieira e Nelore Jabori. 

    Comentários

    Nenhum comentário foi enviado até este momento. Seja o primeiro.