28/09/2017


    REM Caldonegro conquista marco histórico com liderança dupla nos sumários PMGZ e ANCP

    Touro movimenta mercado pela boa genética e pelo potencial produtivo e econômico


    Assessoria de imprensa

    O touro REM Caldonegro, integrante da bateria de corte Zebu da ABS, vem se destacando e conquistando cada vez mais espaço comercial desde que conquistou a liderança em dois sumários de grande importância no mercado: o do PMGZ/ ABCZ e da ANCP. O reprodutor pertence ao criatório da Genética Aditiva Agropecuária e tido como “craque” por especialistas como Argeu Silveira, diretor técnico da ANCP.
    "O REM Caldonegro foi quem teve maior crescimento identificado dentro da genética aditiva dos grupos entre rebanhos. Os resultados são espetaculares", declara, informando ainda que o touro foi o primeiro a ultrapassar os 50 pontos no índice da ABCZ.
    Argeu acredita, inclusive, que o REM Caldonegro tem condições de fazer uma linhagem dentro da raça Nelore. "Eu não tenho dúvidas que, pelo potencial produtivo, ele é um touro para ser usado em larga escala", garante, detalhando que a única observação é que a indicação é para utilização em vacas com características de costela.
    O REM Caldogrego nasceu em outubro de 2013. Para Eduardo Coelho, diretor da Genética Aditiva, a liderança do touro em dois programas de melhoramento traz à tona um importante debate dentro da pecuária. "Muitas vezes somos preconceituosos com os animais e deixamos de multiplicar material genético de grande importância econômica para o Zebu.  O Caldonegro traz a mesma discussão para o mercado. Seu desempenho o projetou para liderança e muitas são as observações quanto algumas restrições morfológicas do animal. Porém, aquilo que os olhos veem são passiveis de serem trabalhados em um rebanho, portanto, somente as ferramentas genéticas podem estimar a contribuição genética de um animal e seu retorno econômico para pecuária", declara.
    O diretor também informou que a Genética Aditiva já desmamou a primeira safra do Caldonegro, com resultados surpreendentes de desempenho até a desmama. "Um grande feito foi a desmama de um produto, de parto normal, sem creep, com peso de 404 kg", conta Eduardo. Ele ainda afirma que todos estão muito confiantes em relação às demais características que serão mensuradas daqui em diante nas progênies.
    Habilidade materna, longevidade, precocidade sexual, rendimento e acabamento de gordura são alguns dos principais diferenciais do REM Caldonegro. As qualidades do touro aumentam a expectativa de comercialização. "O mercado tem que acreditar na ciência, na proposta do melhoramento genético e replique este material genético para os rebanhos brasileiros. A aquisição de sêmen de alto valor genético e um dos melhores investimentos que podemos realizar para potencializar os resultados econômicos da fazenda pois ele se acumula de geração em geração", conclui.
    Dados. O técnico do Departamento Corte da ABS, Arthur Vieira, conta que Caldonegro possui o surpreendente iABCZ de 51,18 e MGTe 28,55 sendo top 0,1% nos dois índices. "O reprodutor possui excepcional régua de DEP sendo positivo para todas as características avaliadas se destacando para as de desempenho onde no peso ao desmame tem DEP maior que 20,00kg e ao sobreano na ANCP maior que 37,98kg", comenta.
    Além disso, também se destaca com características reprodutivas, como 0,1% para perímetro escrotal (PMGZ), maternais e de carcaça sendo 0,1% na ANCP. "O motivo dessa ótima avaliação genética é consequência de suas progênies pois este jovem touro já possui 91 animais avaliados aos 210 dias (desmama) em 2 rebanhos distintos. O que nos dá grande confiança em utilizar e indicar esse touro líder de sumários", garante o técnico da ABS.
    Para saber mais sobre Caldonegro, acesse:www.abspecplan.com.br

    Touros relacionados

    Comentários

    Nenhum comentário foi enviado até este momento. Seja o primeiro.
    1