27/11/2017


    Programa desenvolvido com apoio da ABS recebe Prêmio Gestor Público do Paraná

    Pelo segundo ano consecutivo, melhoramento genético desenvolvido no município por meio do Programa de Inseminação Artificial é destaque no Estado


    Assessoria de imprensa ABS com informações da Assessoria de imprensa do governo do Paraná

    Mais uma conquista para comemorar: o projeto ?Programa de Inseminação Artificial (PIA) ? A mudança que vem do leite? recebeu, na noite desta terça-feira (22), o troféu do Prêmio Gestor Público do Paraná. O PIA, que já havia recebido o mesmo prêmio no ano passado, funciona em uma parceria entre a Prefeitura de Santana do Itararé, produtores da região e a ABS.

    O objetivo do PIA é possibilitar o acesso dos produtores à inseminação artificial e, com isso, assegurar o melhoramento genético do rebanho e, consequentemente, gerar maior produtividade e melhorar a renda das propriedades.

    A ABS fornece sêmen ao PIA desde 2004. A qualidade e a eficiência comprovada do material genético é exatamente o que transforma Santana de Itararé em um modelo a ser copiado. Os demais municípios que possuem programas semelhantes ainda adquirem sêmen por meio de licitações, em que o preço influência mais do que a qualidade do material.

    A prefeitura da cidade, considerada uma tradicional bacia leiteira, é responsável pela compra do botijão de sêmen e do nitrogênio líquido para os produtores. Além disso, o órgão público mantém um inseminador capacitado para o programa. Os produtores, por sua vez, fazem o monitoramento do rebanho e a identificação do horário do cio para realizar a inseminação.

    O trabalho desenvolvido pelos pequenos produtores da região se transformou em referência nacional na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades. A ABS é representada pela HSires Genetics na região desde 2004. Hoje, os produtores têm acesso ao GMS, ao ABS Monitor e a todos os serviços técnicos oferecidos pela ABS.

    Comentários

    Nenhum comentário foi enviado até este momento. Seja o primeiro.
    1