20/12/2017


    Touro da ABS vence premiação de Progênie de Pai da raça Canchim


    O touro Dom MN São Tomé, contratado pela ABS, foi premiado na categoria Progênie de Pai durante a sétima edição da Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD), realizada em novembro, em Angatuba, São Paulo.

    O dono do animal, Dourivan Cruvinel de Souza, destaca que Dom foi Campeão Nacional em 2014, com apenas um ano de idade. "Foi algo inédito", comenta orgulhoso. Dourivan explica que, após o resultado, o touro foi levado à empresa para coletar sêmen por meio da representante da ABS na região de Rio Verde (GO). "Por ele ser muito novo, não tinha muita expressão. Mas, agora, os filhos deles estão provando que ele é muito bom. O Dom é o touro mais manso que eu já vi, tem um comportamento exemplar, é muito educado. Os filhos dele também estão saindo muito tranquilos. Além disso eles estão mantendo o padrão de cor clara".

    Até o final de outubro deste ano, a Associação Brasileira dos Criadores de Canchim já tinha registrado 338 filhos do touro. O gerente de Produto Corte Europeu da ABS, Marcelo Selistre, ressalta que Dom tem excelentes DEP's para ganho de peso, principalmente em peso ao desmame e peso ao soberano. Além disso, o touro é superior no IQG no programa do touro superior da Embrapa/Geneplus. "O touro tem excelente conformação, comprimento, musculatura e estrutura óssea mesmo sendo um touro jovem. Os filhos dele tiveram as melhores médias de avaliação e isso é tudo o que a gente busca em melhoramento genético, um pai que transmita aos seus filhos as melhores características de alto desempenho", avalia.

    A procura pelo material genético do touro aumentou desde o resultado da premiação e a expectativa para o próximo ano é positiva. "Ele, o Dom, é 7% no programa de avaliação genética Embrapa/Geneplus, mas esse resultado vai influenciar para melhor nos resultados que vão sair em fevereiro", conclui o dono do touro.




    Novidades ABS

    1