02/01/2018


    Castro (PR) é eleita Capital Nacional do Leite


    A cidade de Castro, no Paraná, recebeu o título de Capital Nacional do Leite nesta quarta-feira. A lei sancionada pelo presidente Michel Temer foi publicada no Diário Oficial da União.

    Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que e cidade produziu 255 milhões de litros de leite em 2016. No ano passado, foram produzidos 33,62 bilhões de litros no Brasil.

    "Esses índices só são possíveis porque os produtores têm compromisso com a atividade que desenvolvem, atendem as normas de controle sanitário, investem em tecnologia, no melhoramento genético de seus rebanhos e na profissionalização de suas propriedades. Essa é uma conquista de todos os pecuaristas de Castro", destaca o presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg.

    A ABS foi a empresa que mais vendeu sêmen para a Castrolanda: foram 17 mil doses comercializadas em 2017, levando mais qualidade aos rebanhos leiteiros. A Castrolanda, que conta com 878 cooperados, é a principal cooperativa de leite da região e uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento da produção de leite em Castro.

    "Tenho muito orgulho por contribuir com esse título trazendo melhoramento genético e ajudando a melhorar os índices reprodutivos. Estamos trazendo mais leite e lucratividade para os produtores. Parabéns a todos pelo merecido reconhecimento", declara o gerente da Regional, Ademilson Machado.

    Hoje responsável pelo marketing da HSires na região, Ana Paula Ortiz, conta que já trabalhou na Cooperativa Castrolandia, localizada em Castro. "Foram 10 anos, então eu pude ver o crescimento. Os produtores são completamente qualificados e o leite é o que gira a cidade. Gera muito emprego na fazenda, nas propriedades e na indústria. É um título muito merecido", ela ressalta.

    Recentemente, a HSires promoveu a primeira capacitação em Inseminação Artificial para clientes e consultores de vendas em Castro. Durante dois dias, os participantes aprenderam sobre o manejo do botijão, materiais para inseminação, procedimento de descongelamento do sêmen, identificação do cio e apalpação.

     




    Novidades ABS

    1