20/03/2018


    Tour Técnico 2018 termina com visita a fazendas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul


    Durante uma semana, cerca de 20 colaboradores da ABS pegaram estrada para participar do Tour Técnico Corte 2018 promovido pela empresa . O grupo percorreu propriedades de grandes clientes e fornecedores de genética nos estados do Paraná, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. O roteiro foi focado apenas em fazendas que utilizam ou fornecem touros para a bateria Corte Zebu. O objetivo da viagem técnica foi atualizar, trocar informações e revisar produtos e progênies ABS.

    Cristiano Ribeiro, gerente do Departamento Técnico Corte, explica o roteiro é de extrema importância, pois é possível  revisar muitas progênies e touros, além de trocar informações com técnicos e criadores em diferentes regiões e sistemas de criação. Saiba mais sobre as fazendas visitadas e as atividades realizadas nas propriedades:

    Fazenda Santa Nice - Amaporã (PR) 

    Durante a visita, a equipe revisou as progênies e os touros Índice da S. Nice e Belgrado da S. Nice que fazem parte da bateria de touros da ABS. Arthur Vieira, técnico ABS Corte, destaca que os filhos dos dois reprodutores foram os destaques da safra dentro de um criterioso grupo de contemporâneos, observando ótimo desempenho e se destacando para as características de carcaça. Além disso, as fêmeas super precoces filhas de Belgrado foram desafiadas na estação de monta e tiveram ótimos resultados de prenhes. 

    ?A Fazenda tem um criterioso trabalho de seleção focado no melhoramento genético da raça Nelore, buscando um biótipo animal equilibrado e funcional. Os animais possuem ótimas avaliações genéticas e régua de DEP equilibrada em todas as características. Para obter os ótimos resultados, a propriedade utiliza o programa de melhoramento genético EMBRAPA/GENEPLUS, por meio do atendimento do técnico Luis Amadeu Vendrame?, ressalta Arthur Vieira técnico ABS Corte. 

     Fazenda Capivara Piacatu (SP)

    A propriedade, que está envolvida há 25 anos com o melhoramento genético, é referência dentro do Programa de Melhoramento Qualitas, que avalia rebanhos de gado Nelore. O objetivo da fazenda é a venda de touros Nelore CEIP. Atualmente, trabalham com a categoria de precocinhas, a qual já tem ótimos resultados de prenhezes. "Para alavancar o trabalho de melhoramento, participam do teste de eficiência alimentar do programa, levando todo ano os melhores indivíduos da safra, destaca Saulo Tinazo, técnico ABS Corte.

     Agropecuária São Lucas - Piacatu (SP)

    A Agropecuária São Lucas é a casa do líder de vendas e selo Diamante para IATF, Destak da SLN, touro que a cada dia se destaca mais pela qualidade de suas progênies. "Durante a visita, revisamos o touro Garapó da S. Lucas, que faz parte da bateria ABS e também sua progênie. São animais muito musculosos e que chamam muita atenção?, declara Fausto Santos, técnico da ABS.

    A propriedade é parceira da ABS há vários anos e e também disponibiliza para a Central material genético de outros touros, como Rausor e Federativo IZ. 

     Fazenda Bom Sucesso - Guararapes (SP)

    A história da fazenda teve início nos anos 50 e, já nessa época, começou a mensurar pesos e medidas dos animais. Atualmente, é reconhecida como um dos maiores criatórios de matrizes, muito forte para base maternal e com vários touros em central. O touro Pacaembu FIV BONS, do plantel da propriedade, faz parte da bateria da ABS. ?Pacaembu, se destacou dentro do criatório na avaliação intra rebanho em sua safra se evidenciando para as características de carcaça e EGS (Espessura de Gordura Subcutânea). A fazenda participa dos Programas de melhoramento genético da ANCP, PMGZ e EMBRAPA/GENEPLUS?, destaca Reinaldo Cesar, técnico da ABS. 

    Genética Aditiva - Campo Grande (MS)

    O Tour da ABS também passou pela Genética Aditiva, casa do REM Caldonegro ? líder nos sumários PMGZ/ABCZ, ANCP e EMBRAPA/GENEPLUS. A fazenda desenvolve, há três décadas, um criterioso trabalho de melhoramento genético buscando evolução constante nos programas de melhoramento. ?Eles aplicam todas as ferramentas possíveis para estar cada vez mais consolidados no mercado como um dos principais fornecedores de genética para o rebanho comercial e de quem faz pecuária seletiva.?. 

    Mesmo tendo conquistado quase todos os desafios e metas que foram traçados, a Genética Aditiva se prepara para um novo momento. A empresa começa agora a dar ênfase ao trabalho de eficiência alimentar. "Revisamos algumas progênies do touro REM Caldonegro, destaques dentro do grupo de contemporâneos. Outro touro de propriedade da Genética Aditiva e que faz parte da Bateria de Corte Zebu é REM Álcool, do qual tivemos a oportunidade de revisar suas progênies dentro de diversas fazendas do roteiro e foi muito elogiado devido ao ótimo desempenho", ressalta Cristiano Ribeiro, completando: ?o touro também vem se destacando nos programas de melhoramento?. 

    Katayama Pecuária - Três Lagoas (MS)

    Durante as visitas, o grupo da ABS também participou do Dia de Campo Katayama Pecuária. O evento foi promovido na Fazenda Campo Triste, em Três Lagoas (MS). Com o tema ?Pecuária de Ciclo Curto: Precocidade Sexual de Novilhas?, a programação contou com palestras sobre novilhas para precocidade sexual, programa de seleção de animais jovens da Katayama e impactos produtivos e econômicos de novilhas precoces. Após as palestras, os participantes puderam participar da visita e acompanhar a apresentação dos animais.  A Katayama possui um rebanho com mais de 5 mil matrizes nelore registradas criadas a pasto. A fazenda participa dos sumários do PMGZ/ABCZ, ANCP e DeltaGen (voltados para animais CEIP) onde neste possui o maior número de animais dentro do programa.

    Acasalamentos direcionados, 100% IATF e outra ferramentas que são utilizadas tais como: avaliação morfológica desde a desmama até o soberano, monitoramento de endogamia das gerações para ver a parte de consanguinidade, avaliação de carcaça e acabamento e descarte de  matrizes vazias em cada estação.Nas DEPs, a Katayama prioriza habilidade materna, peso, precocidade sexual, carcaça e acabamento além de realizar uma seleção intensa de reprodutores e matrizes. "Reflexo deste grandioso trabalho temos o touro que foi destaque no intra rebanho da fazenda Laredo KA, filho de Playboy Mat. em matriz B8369 da MN - (HULK). Touro que foi recém contratado pela ABS por apresentar ótima avaliação genética no programa ANCP", destaca Cristiano Ribeiro.




    Novidades ABS

    1