26/03/2018


    ABS promove 1º Tour de Manejo e Progênie


    Cerca de 50 produtores rurais e técnicos de várias as regiões brasileiras participam esta semana do 1º Tour de manejo e Progênie promovido pela ABS. O roteiro técnico iniciou nesta segunda-feira (26) e segue até a próxima quarta-feira (28). Ao todo, serão visitadas três propriedades leiteiras nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

    Neste primeiro dia da viagem técnica, a equipe visitou a Fazenda Petrópolis, em Franca (SP), uma propriedade modelo que registrou grande avanço na produção leiteira com investimento em genética e manejo. A eficiência da estrutura chamou atenção dos participantes do tour. "Estou impressionado com o bem estar dos animais e com os índices apresentados", comentou Nilson Silveira, que é produtor de leite em Rio Verde (GO).

    A recepção à propriedade foi feita pelo proprietário Renato Maurício de Paula e por toda sua equipe gerencial. "Nós temos mais a aprender do que a ensinar. Essa troca de experiência com profissionais e produtores de todo o país é muito importante", comemorou o produtor, que recebeu uma placa de homenagem da ABS.

    A tradição da atividade leiteira  na Fazenda Petrópolis iniciou em 1988 com produção de 1.000 litros/dia. Na época, trabalhava-se com animais a pasto e suplementação com silagem. Foi em 2000, que os proprietários Renato Maurício de Paula e Carlos Roberto de Paula investiram no sistema free stall, com 320 animais em lactação e a média de produção diária subiu para 9 mil litros.  No segundo semestre do ano passado, o início da utilização do sistema de cross ventilation fez com que os números aumentassem ainda mais: 470 animais passaram a produzir 15.500 litros/dia. A previsão para setembro de 2018 é que a propriedade atinja 20 mil litros/dia, com 550 animais. Para 2021, a meta é alcançar produtividade média de 40 litros/vaca/dia.

    Além de conhecerem o cross ventilation, os visitantes também acompanharam o funcionamento do sistema de tratamento de dejetos e a moderna estrutura de bezerreiros. Nós, que viemos do Ceará, ficamos impressionados com o clima e a disponibilidade de comida que se têm aqui. E, mesmo com tudo isso, é feito um investimento tão elevado em conforto animal, que, sem dúvida, é perfeito", avaliou o produtor Thiago Rodrigues.

    A mpresa também investe em genética de qualidade e, atualmente, utiliza touros como Tomahawk, Shout-out, Growl, Duscany, Dreamweaver, Butler e Verona, da bateria Leite Europeu da ABS. Amanhã (27), na programação do Tour está prevista visita à reconhecida Fazenda Ipê Morro Grande, em São João Batista do Glória, no sul de Minas Gerais.




    Novidades ABS

    1