27/03/2018


    Tour de Manejo e Progênies visita Fazenda Ipê Morro Grande


    O segundo dia da programação do Tour de Manejo e Progênie da ABS contou com visita a uma das mais respeitadas fazendas leiteiras do país: a Ipê Morro Grande, em São João Batista do Glória, em Minas Gerais. A propriedade de Mauro Beraldo é uma das 100 maiores produtoras de leite do Brasil.

    "A gente vê muita qualidade genética e também uma grande estrutura. Estamos aprendendo muito e, com certeza, vamos levar muita coisa para casa", comentou Daniel José Fernandes, que também produz leite no município de Tiros e integra a comitiva que conta com mais de 50 produtores e técnicos de diversos estados.

    Na Fazenda Ipê Morro Grande, os visitantes puderam conhecer detalhes do sistema de produção. Atualmente, as vacas holandesas são criadas em quatro barracões em regime de freestall e toda a silagem é produzida na própria fazenda. As estruturas possuem, no total, 580 camas. E a meta é aumentar esta capacidade com a construção de mais dois barracões nos próximos anos: um no segundo semestre de 2018 para 288 camas; e outro em 2020 para 200 camas. Com isso, é projetada produção acima de 30.000 litros/dia.

    O roteiro pela propriedade, acompanhado pelo dedicado produtor Mauro Beraldo, contou com visita às instalações de freestall, do bezerreiro, da ordenha e a área onde é feita a recria. "Para mim, é muito gratificante poder receber esse grupo. Afinal, conquistei tudo o que eu tenho com o aprendizado que adquiri participando de eventos assim", comemorou o proprietário da Fazenda.

    Hoje, são 504 vacas em lactação, além de 189 novilhas e 115 vacas secas. A taxa de serviço é de 68,4% e 53,10% das vacas estão prenhas aos 100 DEL.  A recria é realizada em lotes uniformes por idade e peso das bezerras. A comitiva pôde ver de perto a qualidade genética dos animais. No rebanho, são utilizados touros como Bourbon, Spectre, Sketch, Pickford, Pegasus e Junction.

    "Para nós, produtores, é muito importante conhecer outras realidades. Agrega muito conhecimento", avaliou Armando de Paulo, cliente ABS em Castro (PR) que participa do tour.

    1 Tour de manejo e Progênies. Cerca de 50 produtores rurais e técnicos de várias as regiões brasileiras participam esta semana do 1 Tour de manejo e Progênies promovido pela ABS. O roteiro técnico iniciou nesta segunda-feira (26) e segue até a próxima quarta-feira (28). Ao todo, serão visitadas três propriedades leiteiras nos estados de São Paulo e Minas Gerais. No primeiro dia da viagem técnica, a equipe visitou a Fazenda Petrópolis, em Franca (SP). Amanhã (28) será a vez da Fazenda Cobiça, em Três Corações (MG).





    Novidades ABS

    1