01/04/2018


    Visita à Fazenda Cobiça conclui Tour de Manejo e Progênie

    Produtores participantes e equipe da ABS mostram-se satisfeitos com o evento


    O terceiro e último dia do Tour de Manejo e Progênie da ABS foi movimentado, com uma visita a uma das maiores produtoras de leite do Brasil - a Fazenda Cobiça, localizada em Três Corações, Minas Gerais. 
    Os resultados alcançados no decorrer da história da fazenda impressionam: em 25 anos, o seu crescimento médio anual foi de 21,7%. Hoje, a produtividade média é de 32,6 litros por vaca, a cada dia. Apesar dos números surpreendentes, os proprietários da fazenda, os irmãos Marcelo e Marcílio Branquinho Pereira mantêm a simplicidade como mote e como filosofia de trabalho. Como se pode perceber, a estratégia rende excelentes frutos.
    "O nosso foco é sempre a simplicidade, executar as atividades desta empreitada com o mínimo de complexidade desnecessária possível. É com tranquilidade que se obtêm os melhores resultados", relata Marcelo.
    Atualmente, a fazenda Cobiça conta com um rebanho de 1.778 animais, incluindo 769 vacas em lactação. A estrutura conta com três barracões de free stall, com capacidade combinada de abrigar 978 animais. A nova sala de ordenha ? inaugurada no ano passado ? permite que até 48 vacas sejam ordenhadas simultâneamente.
    Para a produtora leiteira de Minas Gerais Izabela Cortes Cardoso, a estratégia de funcionamento da fazenda é inspiradora. "Para nós que somos produtores, é muito proveitoso ver uma fazenda que sabe onde quer chegar, que tem os seus objetivos muito bem definidos", conta.
    Para este ano, os proprietários esperam produzir até 30 mil litros por dia. Para alcançar essa meta arrojada, será construído um novo bezerreiro com capacidade para 188 bezerras (um passo à frente da estrutura atual, que aloja 108 animais) e o galpão para recria de novilhas será aprimorado. A recria é realizada em baias comunitárias em lotes uniformes, conforme o peso e a idade.
    Nos índices reprodutivos, a fazenda também se destaca. Em 2017, ela registrou uma taxa de serviço de 73% e 44% de concepção das vacas. Já entre as novilhas, o índice de concepção fechou em 40%.

    Tour de Manejo e Progênie
    A visita à Fazenda Cobiça marca o fim de uma semana em que cerca de 50 produtores rurais e técnicos de todo o país visitaram três fazendas nacionais, em um evento organizado pela ABS. Entre 26 e 28 de março, o roteiro incluiu as fazendas Petrópolis, em Franca (SP), Ipê Morro Grande, em São João Batista do Glória (MG) e Cobiça, em Três Corações (MG). De acordo com o diretor geral da ABS, Márcio Nery, a ação possibilitou um encontro dos produtores com o conhecimento.
    "Estamos extremamente satisfeitos com o Tour. Por um lado, levamos os nossos clientes em uma jornada do conhecimento; por outro, nós também tivemos a oportunidade de aprender com eles, suas angústias e também os seus sucessos. Criamos uma rede de relacionamento que vai agregar excelência na gestão e, assim, podemos aprender com o sucesso do outro", avalia o diretor.
    O produtor de leite João Paulo Santana, de Minas Gerais, compartilha a visão de Márcio. Para ele, conhecer outras fazendas é muito útil para mudar o ponto de vista relativo à administração do próprio negócio. "Temos muito a aprender. No dia a dia, ficamos presos em nossas propriedades, e isso acaba limitando a nossa mente. As visitas são muito válidas, espero poder participar mais vezes", conclui João Paulo.




    Novidades ABS

    1