23/04/2018


    Touros da Bateria Leite Europeu da ABS são destaques em sumário de abril


    Apesar das atualizações nos índices de DPR e vida produtiva, a ABS teve vários touros da Bateria Leite Europeu figurando entre os primeiros dos rankings de várias características. "Fazia bastante tempo que não tínhamos no sumário tantos touros do nosso portfólio como número 1", destaca Marcello Mamedes, gerente de Produto Leite Europeu.

    Dos 100 melhores touros genômicos avaliados em mérito liquido, 46 são da ABS. O grande destaque do sumário foi Josuper, touro Holandês. Hoje é o 1º entre os provados para NM$ e TPI, sendo considerado o segundo melhor touro para PTA leite. Mamedes destaca que, na prova de dezembro, Josuper tinha PTA leite de 3209. Em abril, o número subiu para 3423.

    "Então, é importante destacar que mesmo com o ajuste de vida produtiva, o TPI e o NM$ aumentaram. Essas altas compensaram a queda da VP e da DPR. Podemos dizer, sem dúvidas, que hoje ele é o melhor touro da raça para reprodução. Temos números e fatos reais que comprovam isso", analisa.

    O gerente explica que a atualização de DPR e vida produtiva aconteceu devido ao ajuste na fórmula de calcular, umas vez que os números estão super-altos. Com isso, todos os touros passaram por ajustes e sofreram quedas nessas duas características. É importante ressaltar que não houve atualização de base genética.

    Com as mudanças, os touros Holandeses genômicos tiveram um ajuste de -1,5 na VP; -1,4 DPR e -37 NM$. Por outro lado, os touros Holandeses provados tiveram -0,8 VP; -1,0 DPR e -18 NM$. "Touros provados sofrem menos com esses ajustes por já terem uma confiança maior nas provas do que um touro genômico", Mamedes explica.

    Na raça Jesey, os genômicos tiveram alterações de -2,0 VP; -0,8 DPR e -56 JPI. Os provados foram ajustados para - 1,0 VP; -0,7 DPR e -26 JPI.





    Novidades ABS

    1