29/04/2018


    Touro Fabuloso é líder do 26º Grupo do Teste de Progênie Embrapa/ABCGil

    O terceiro lugar da lista ficou para Hyank FIV de Brasília, também da bateria da ABS


    O touro Fabuloso do Basa, que integra a bateria da ABS, é líder do 26º Grupo do Teste de Progênie Embrapa/ABCGil. O resultado foi divulgado na manhã deste domingo (30) na sede da ABCZ, durante a ExpoZebu 2018.

    "Faboloso é filho do grande Teatro, touro que fez história na raça Gir e Girolando, em vaca Fafa Fiv de Brasília com expressiva lactação de 11.616kg de leite. Por si só, a genealogia comprova a qualidade genética do nosso campeão. Além disso, ele possui alelos para o gene betacaseína A2A2, uma característica muito buscada atualmente pelo mercado", descreve a técnica da ABS, Nathália Bortoletto, informando que, pelo resultado divulgado, Fabuloso possui PTA Leite de 535,1 kg.

    A prova da Embrapa/ABCGil também características como Idade ao primeiro parto, gordura, proteína e sólidos totais, além dos genótipos de betacaseína e kappacaseína. Segundo a técnica, para o resultado deste ano, ainda foram consideradas avaliações genômicas. "Essa foi uma das novidades de 2018. Além disso, foram criados compostos para avaliação dos touros", completa.

    Ao todo, 24 reprodutores participaram do Grupo do Teste. O terceiro lugar da lista ficou para Hyank FIV de Brasília, também da bateria da ABS, com PTA Leite de 534,7kg. "O resultado foi muito comemorado na ABS, afinal este é um dos sumários mais importantes do mercado e chancela o nosso empenho em buscar oferecer sempre a melhor genética para os nossos clientes", afirma a técnica.

    Vale destacar que o líder Fabuloso está na Central da ABS, que pode ser visitada durante a ExpoZebu, sem necessidade de agendamento no período.

    Liderança. Na manhã deste domingo, também foi divulgado o Sumário Brasileiro de Touros. Nele, o touro Gengiskhan, que também integrou a bateria da empresa, é o líder.




    Novidades ABS

    1