07/05/2018


    ABS anuncia ABS Neo com genética Jersey


    Fazenda Jersey Vale é a primeira fornecedora de doadoras da raça para o programa

    O ABS Neo acaba de receber uma novidade marcante: a Fazenda Jersey Vale, localizada em Virgínia, no sul de Minas Gerais, se tornará a primeira fornecedora de doadoras da raça. A fazenda é reconhecida nacionalmente por produzir uma genética diferenciada para a produção leiteira. Os embriões já estão disponíveis. 

    A seleção Jersey Vale começou em 2011 e conseguiu desenvolver bem os potenciais da raça. "O leite Jersey destaca-se pela alta concentração de sólidos, e aqui na Jersey Vale o nosso enfoque consiste em animais de grande produtividade. Todo o nosso rebanho é genotipado, desenhado para oferecer uma eficiência muito maior do que a média. O resultado é um leite pesado, muito rico em nutrientes e completamente diferenciado em relação ao que se vê no mercado", conta o proprietário da empresa, o engenheiro agrônomo Sérgio Antunes Júnior.


    A fazenda, que abriga 800 animais, tem uma produção diária média de 8.174 quilos/ dia de leite, com cada vaca produzindo em média 26,8 litros por dia. Com valores nutricionais surpreendentes ? 3,75% de proteína e 5,2% de gordura, e ainda uma CCS de 180 a 200 mil células/ml ? o leite produzido na Jersey Vale vem atender uma demanda cada vez maior do mercado por leite que exibe excelência pela concentração de sólidos, combinado com volume.

    E é essa genética pronta de 7 anos de seleção, que a ABS e a Jersey Vale estão entregando ao mercado, através do ABS NEO. "Estamos confiantes que esta parceria será apenas o início de muitos negócios de sucesso para todos os envolvidos", afirma Sérgio.

    Ainda de acordo com o produtor, empresas de grande porte vêm procurando produtores de leite Jersey, exatamente pelas características que o tornam tão especial em comparação às raças tradicionais. "É uma oportunidade de mercado muito evidente. Os ganhos econômicos que existem com a exploração deste nicho, que ainda é relativamente novo, são imensos", avalia.

    O gado Jersey ainda representa um menor impacto ambiental e financeiro na fazenda, constituindo mais uma vantagem de se investir na raça. O leite apresenta cerca de 20% a mais de cálcio e 18% mais proteínas do que o leite produzido pelas raças mais populares do país. Além disso, segundo o produtor, as vacas Jersey têm uma média superior de vida produtiva (1031 dias, comparados à média de 843 das outras raças). São animais com alta taxa de fertilidade e grande facilidade de parto.
    Além de todas estas vantagens, os animais Jersey ainda produzem menos dejetos, reduzindo em 20% as emissões de carbono.

    Na fazenda de Sérgio, a sustentabilidade ambiental é um fator importante, como conta o veterinário José Henrique Faria Jacarini."Um dos nossos principais objetivos é a promoção da saúde do animal, desde o início, quando ainda só tínhamos 35 novilhas. Com o surgimento de novas ferramentas de reprodução, como a transferência de embriões e a fertilização in vitro, temos selecionado os animais focando na produção do leite e promoção do bem-estar das vacas, sem esquecer a eficiência do processo. Não adianta obter um embrião de qualidade e não alcançar o potencial genético completo do animal", explica José Henrique.

    O veterinário revela que, para garantir uma boa saúde e nutrição, a ração é produzida na própria fazenda, o que permite entregar um produto de alta qualidade e longevidade, embasado em índices reais. Uma boa nutrição, aliada a uma estrutura que conta com sistema free stall, em galpão coberto, com ventilação forçada, nebulização, cow brush, limpeza de piso com scraper automático, uma cama forrada de areia para cada animal, sistema de ordenha mecânica, e um bezerreiro moderno, resulta em exemplares de elite para a pecuária leiteira

    ABS Neo.

    O programa ABS Neo oferece genética já pronta através de pacotes de embriões congelados com a revolucionária tecnologia DT: de fácil manuseio e implantação. Com o projeto, o cliente já obtém o produto certo para a finalidade desejada, após o acasalamento realizado pela ABS, com a certeza de velocidade no melhoramento genético.




    Novidades ABS

    1