20/06/2018


    Filho do touro Braford da ABS, Marquês de Santa Tereza, é campeão da PAC

    Progênie de touro ABS se destaca em um dos testes mais importantes da raça Braford


    A Fazenda Santa Tereza, de Arambaré (RS), teve o seu touro Braford, Santa Tereza L2934, da Sucessão Dário Silva Azambuja, consagrado vencedor da PAC (Provas de Avaliação a Campo) de Reprodutores Hereford e Braford 2017-2018.

    Filho do touro Marquês e terceira geração resultante da seleção da Santa Tereza, o animal apresentou um ganho médio diário de 0.9349 kg durante a prova. A diferença entre a primeira e última pesagem é surpreendente: o touro chegou na prova com 308 kg e saiu com 509 kg.

    "Temos conseguido muito destaque nas últimas provas. Das sete PACs mais recentes, relativas à raça Braford, a Santa Tereza venceu quatro. Mesmo assim, considerando as condições iniciais de peso deste touro, ficamos muito impressionados com o desempenho dele nas pesagens", comemora o engenheiro agrônomo e responsável técnico da fazenda, Paulo Schermann Azambuja.

    A combinação da genética ABS e da seleção genômica de qualidade realizada pela Santa Tereza explicam a eficiência em ganho de peso do animal, que é progênie do touro Marquês, líder dos sumários Promebo e Pampaplus. Para Paulo, ele transmitiu todas as características desejáveis para a descendência.

    "Prepúcio corrigido, pigmentação muito boa, e o pelo bastante curto. Essas são algumas das características mais importantes do Marquês e também do seu filho", afirma.

    A Fazenda Santa Tereza conta com um rebanho de mais de mil vacas das raças Braford e Hereford. Dedicada à produção de material genético, vem se destacando há mais de 30 anos no setor.

    Touros relacionados




    Novidades ABS

    1