27/09/2018


    ABS adquire touro líder do PROMEBO 2017


    Novo reprodutor da bateria também se destaca como o primeiro brasileiro a apresentar excelente Índice ABS XBlack positivo de +$52

    A bateria da ABS conta agora com a genética de mais um líder. Complemento, o primeiro colocado entre os touros jovens da raça Angus no índice de 2017 do Promebo (Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne), foi integrado à bateria da central. A aquisição foi realizada após avaliação da ABS em parceria com Fernando Gonçalves, dono do touro e proprietário da Fazenda Santa Cecília, em Santiago (RS).

    Com a atualização das DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) de Complemento, nota-se que se trata de um touro de grande facilidade de parto, com destacada avaliação genética (DECA 2) para peso ao nascer. Além disso, apresenta um índice de desmama de 25,69 (DECA 1), índice final de 29,71 (DECA 1) e índice bioeconômico de carcaça de R$98,24 (DECA 1). A média do reprodutor o posiciona no ranking 1% da raça.

    Segundo o gerente de produto Carne Corte Europeu da ABS, Marcelo Selistre, a adição do touro à bateria reforça os princípios de seleção da empresa. "Complemento não foi um achado, ele representa aquilo que sempre buscamos: um verdadeiro touro melhorador geneticamente. Quando investimos em um touro, não estamos comprando somente o animal, mas sim todo o trabalho de seleção genética de uma cabanha", diz Selistre.

    Complemento tem pedigree 100% americano, pelagem preto homozigoto e é filho de Complement, que foi consagrado o melhor touro Angus brasileiro em dois anos consecutivos. Ao ser avaliado, constatou-se que Complemento é o primeiro touro nacional com Índice ABS XBlack positivo, de +$52, marcando sua posição entre os melhores reprodutores para cruzamento industrial, já que agrega grande valor a suas progênies a mais do que a grande média do mercado.

    O Complemento já possui progênies no seu criatório de origem, Fazenda Santa Cecília, onde foi constatada a eficiência do touro. Os animais apresentaram um peso médio de nascimento de 28,4kg. Fernando Gonçalves, que busca aliar as tecnologias disponíveis ao conhecimento na produção desde 1982, afirma que a parceira é uma promessa de melhoramento genético. "¬¬Complemento é um animal de caracterização racial e formação muito interessantes, com facilidade de parto e cruzamento, além de bons níveis de marmoreio e maciez. Com toda certeza vai gerar bons frutos", afirma o criador.

    Touros relacionados




    Novidades ABS

    1