12/02/2019


    Sumário Geneplus/Embrapa comprova liderança da ABS


    REM Caldonegro continua ocupando o primeiro lugar entre os touros em centrais; REM Chandresh e REM Figurão também se destacam na avaliação

    Mais uma avaliação genética reconhecida em nível nacional mostrou o valor da bateria ABS. Os resultados do Sumário Geneplus/Embrapa 2019, um dos principais do Brasil, revelam três touros ABS entre os seis melhores em Centrais - incluindo o líder da avaliação, o REM Caldonegro, que se consolida mais uma vez como um divisor de águas para a raça Nelore. Além do líder do sumário, a ABS também apresenta, na quinta posição da avaliação, o REM Chandresh e, em sexto lugar, o REM Figurão.

    "O touro possui 1.803 filhos nascidos em 118 rebanhos. Caldonegro registrou Índice de Qualificação Genética (IQG) de 60,73. É, sem dúvida, uma liderança absoluta e recorde em cima de recorde", comemora Gustavo Morales, gerente de Produto Corte Zebu da ABS.

    Entre os resultados conquistados por REM Caldonegro está a liderança do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ); assim como das avaliações da ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores), e do Geneplus/Embrapa, do qual também já era líder.

    Além do Caldonegro, também se destaca o touro REM Chandresh, da bateria ABS, que ocupa o quinto lugar do sumário com IQG de 55,90. E, logo em seguida, na sexta posição, encontra-se o REM Figurão, com IQG de 55,21. Vale destacar que o touro também se consagrou este mês o segundo melhor touro do Sumário PMGZ 2019. De fenótipo agradável, Figurão também se destacou no intra-rebanho da Genética Aditiva.

    "A cada nova edição dos Sumários brasileiros, confirmamos a superioridade da nossa genética e os bons resultados obtidos pelos touros ofertados pela ABS", finaliza Morales.




    Novidades ABS

    1