20/02/2019


    O que faz de um touro "milionário" na Era Genômica?


    Mesmo com a velocidade do processamento de informações, o holandês Silver completou um milhão de doses de sêmen produzidas. Resultado de uma escolha acertada e de um trabalho de dedicação da equipe da ABS


    As informações são processadas com muita velocidade. Os rankings das raças se alteram o tempo todo com a divulgação de dados genômicos. E, no meio desta 'Era de alto valor genético' e necessidade de escolha genética personalizada de acordo com o interesse de cada rebanho, um touro holandês atingiu uma marca impressionante e muito raro: de um milhão de doses produzidas e - detalhe - com apenas seis anos de idade. Como isso foi possível?

    A resposta pode ser baseada em tripé: a seleção e contratação afinada da equipe de Produto ABS com escolha de Silver; as provas que efetivamente comprovaram a excelente e completa eficácia da genética; e, claro, o empenho e dedicação das equipes de produção e vendas da ABS que garantiram o alto volume produzido.

    Esta semana, Silver se despediu do mercado. O touro morreu no início do mês, deixando um grande legado para a pecuária leiteira mundial. Só na bateria ABS, são 29 filhos de Silver que dão sequencia à vocação do pai em difundir e agregar mais valor aos rebanhos leiteiros. Além destes, milhares e milhares de filhos - de diferentes gerações - estão espalhados pelo mundo. O produtor de leite brasileiro Fernando Sleutjs, conta que usou há três anos a genética e já está com novilhas em lactação. "As vacas são homogêneas, bonitas e compactas, que vão ter mais longevidade. Além disso, são mais leiteiras, robustas, tem uma vida produtiva longa, com médias boas, e bons úberes", afirma.

    A difundida utilização de Silver, assim como de todos os touros da bateria ABS, faz parte de um planejamento genético personalizado para cada propriedade. A indicação da genética certa para cada objetivo é feita com base em avaliações da equipe técnica da ABS, amparada por ferramentas científicas como o GMS - o Sistema de Manejo Genético®, pioneiro do mercado para a orientação de acasalamentos.

    Silver veio do criatório da família Andersen, fazenda Seagull Bay Dairy, nos Estados Unidos, com quem a ABS mandem uma importante parceria. s oportunidades que o Silver nos proporcionou apenas foram possíveis graças aos esforços da equipe ABS como um todo, desde o time de aquisições até os profissionais que atuam no campo, laboratórios, no setor de distribuição e de vendas. Uma dedicação que é a assinatura da ABS sempre.

    Touros relacionados




    Novidades ABS

    1