ABS Pecplan: Fazendas do MT e GO recebem equipe do Tour Técnico Corte 2019 da ABS

    21/03/2019


    Fazendas do MT e GO recebem equipe do Tour Técnico Corte 2019 da ABS


    O Tour Técnico Corte 2019 continua, e a equipe de 10 representantes da ABS visitou mais dois importantes fornecedores de genética em Mato Grosso e Goiás. Na terça-feira (19), os participantes passaram pela Fazenda Agronova e, na quarta (20), foi a vez da Tulipa Agropecuária.

    Na fazenda Agronova, em Torixoréu (MT), a equipe foi recebida pelo dr. Argeu e pelo proprietário do local, Valmir de Sousa Pereira, além de toda a equipe da fazenda. A Agronova é referência na criação de Nelore PO e participa do programa de melhoramento genético da ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores).

    "A equipe da fazenda trabalha com o máximo de tecnologia possível, com um viés econômico, focando sempre em precocidade e na avaliação genômica, que executam em 100% dos animais, bem como nos índices econômicos e na eficiência alimentar", descreve o técnico de corte da ABS, Eduardo Soares, que participa da viagem.

    No decorrer da visita, a equipe presenciou o módulo InterGado que está instalado na fazenda, onde um lote de novilhas precocinhas passava pelo teste de eficiência alimentar.

    "Vale destacar que todos os animais do rebanho, sejam machos ou fêmeas, passam pelo módulo. Um dos touros de destaque da bateria da ABS que veio da fazenda Agronova é o REM Chandresh. Além disso, vimos um lote de touros que inclui alguns filhos de touros da nossa bateria, como o Sherlock e o Playboy", comenta Eduardo.

    No dia seguinte, a equipe atravessou a divisa entre os estados para visitar a Tulipa Agropecuária, em Campinorte (GO). Ao chegarem na fazenda, foram recebidos pelo proprietário, Rodrigo Brüner e a equipe da empresa.

    "A Tulipa dedica-se muito à seleção de animais com mérito genético superior, e a prova disso é que há mais de 16 anos participa do programa de melhoramento da Delta Gen. Por muito tempo, foi a fazenda com maior percentual de obtenção de CEIP, e ainda hoje é uma das principais do programa", avalia o técnico de corte.

    A equipe da fazenda procura a precocidade sexual do rebanho. "As novilhas são inseminadas e desafiadas a partir de 11 meses de idade, o que contribui para os objetivos do sistema de produção. Além do rebanho CEIP, a Tulipa Agropecuária possui um núcleo de rebanho nelore PO, que é avaliado dentro dos programas ANCP e também no Delta Gen", conclui Eduardo.

    Na bateria ABS, o rebanho está representado pelo touros: ARMERO TUL; ROGATO TUL; TYSON TUL; ULTIMATO TUL; e VALENTINO TUL.

    Touros relacionados




    Novidades ABS

    1