ABS Pecplan: Coordenador de mercado internacional da ABS ministra palestras sobre melhoramento genético na Colômbia

    11/04/2019


    Coordenador de mercado internacional da ABS ministra palestras sobre melhoramento genético na Colômbia


    Mais de 500 pessoas participam da série de discussões sobre o setor

    O coordenador de mercado internacional da ABS, Rodrigo Moraes, ministra palestras em um circuito realizado ao redor da costa norte colombiana. O ciclo de conferências, que é promovido pela distribuidora de maquinário agrícola Invasa e pela empresa referência no mercado de genética bovina, com patrocínio do banco BBVA, teve início na última segunda-feira (08).
    Até sexta-feira (12), o evento terá passado pelas cidades de Montería, Magangue, Sincelejo, Barraquilla, Fundación e Valledupar. As palestras têm como objetivo trabalhar tópicos relevantes para a produtividade da plateia: criadores e profissionais do setor de genética bovina.
    Para abordar "A Evolução do Melhoramento Genético nos Trópicos", Rodrigo comenta, ao longo de sua fala, como o Brasil evoluiu de importador a um dos principais exportadores de carne bovina do mundo. O coordenador propõe um entendimento sobre a atual posição do Brasil no mercado pecuário mundial, discorrendo sobre a chegada dos primeiros exemplares importados de gado zebuíno no Brasil, como o Gir, o Guzerá, o Sindi, o Girolando e o Nelore, e explicando como essa raça alcançou a marca de 221 milhões de cabeças de gado em território nacional.
    "A ideia é explorar a questão da evolução da pecuária nacional brasileira, focando exclusivamente no melhoramento genético. As pessoas estão se mostrando muito receptivas e interessadas nesses assuntos, o que é muito positivo", relata Rodrigo.
    Para Duvan Gonzalez, da ABS Colômbia, o conteúdo agrega aos ouvintes um bom exemplo de crescimento e desenvolvimento genético, que pode auxiliar no aproveitamento dos bens naturais do país. "Isso não é para que a Colômbia possa replicá-los igualmente, mas para que possamos perceber que se pode evoluir e fazer grandes coisas ao longo do tempo", comenta.
    Além das palestras ministradas por Rodrigo, o circuito conta, também, com uma discussão sobre os métodos de lavoura utilizados no pasto para a melhoria e maior produtividade de culturas em plantio mínimo. O ciclo de conferências encerra-se na sexta-feira, na cidade de Valledupar.




    Novidades ABS

    1