ABS Pecplan: Sumário Brasileiro de Touros ABCGIL/Embrapa destaca bons resultados dos touros ABS durante a 85ª ExpoZebu

    28/04/2019


    Sumário Brasileiro de Touros ABCGIL/Embrapa destaca bons resultados dos touros ABS durante a 85ª ExpoZebu


    Na manhã deste domingo (28), no decorrer da 85ª ExpoZebu, realizada na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba (MG), foi divulgado o Sumário Brasileiro de Touros da ABCGIL/Embrapa, que engloba a 2ª Avaliação Genômica de Touros/Resultado do Teste de Progênie, com excelentes destaques para touros que integram a bateria da ABS.

    Os resultados dizem respeito ao 27º Grupo de Touros da raça Gir Leiteiro, indicando os melhores animais em quesitos relativos à produção de leite.

    De acordo com o gerente técnico Leite da ABS, Raul Andrade, os testes de progênie de Gir Leiteiro levaram a uma disponibilização de touros com maior capacidade de transmissão de leite (PTAL), idade ao primeiro parto, gordura, proteína e sólidos totais.

    "Nós, da ABS, estamos muito felizes de ter sete touros com informações divulgadas, todos eles positivos para características de leite, representando uma ampliação das opções de excelentes touros para a pecuária leiteira que a ABS disponibiliza para os clientes", comenta.

    Após o resultado da 10ª Prova de Pré-Seleção de Touros, a ABS contrata cinco novos animais: o Alberto FIV do Basa (Jaguar x Gina), o Bilac FIV do Basa (Jaguar x Honesta), o Figo FIV Jadock (Gengis Khan x Figo Angra), o Galax Transol (Tabu TE da Cal x Esperança) e o Kauno RV Monte Azul (Gengis Khan x Grauna).

    De acordo com o gerente Produto Leite Tropical, Fernando Rosa, estas novas contratações vêm agregar ainda mais valor à seleção de animais Gir Leiteiro da empresa. "As contratações foram pontuais e baseadas em critérios técnicos, utilizando a ferramenta genômica, por exemplo, na escolha das mães, como a Gina, que possui GPTAL de 530, e a Honesta, com GPTAL de 516", explica.

    A geneticista Leite da ABS, Carolina Campos, destaca o desempenho dos animais. "Os touros da bateria ABS ficaram bem classificados, tanto no 27º Grupo, quanto no ranking geral, comprovando a qualidade dos mesmos e o comprometimento da empresa em disponibilizar excelentes produtos ao mercado", conclui.




    Novidades ABS

    1