ABS Pecplan: Tour Leite Tropical ABS leva produtores a conhecer sede da empresa e fazenda de referência nacional

    01/05/2019


    Tour Leite Tropical ABS leva produtores a conhecer sede da empresa e fazenda de referência nacional


    Grupo de 40 criadores conheceu o rebanho das Fazendas do Basa e a maior central de biotecnologia do mundo, em Uberaba (MG)

     

    Nesta segunda-feira (29), um grupo de mais de 40 produtores de leite de todo o país encontrou-se com representantes da ABS para a realização do Tour Leite Tropical ABS, que objetiva mostrar os resultados obtidos pela tecnologia e a genética ABS.

    Pela manhã, o grupo concentrou-se no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), onde se realiza a 85ª ExpoZebu, e seguiu viagem para a propriedade das Fazendas do Basa, nas proximidades da cidade mineira. Depois da visita à fazenda, o tour continuou na sede da ABS, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os laboratórios de sêmen sexado e de embriões da ABS, bem como a bateria de touros.

    No estabelecimento das Fazendas do Basa, os visitantes foram recebidos pelo criador de Gir Leiteiro Evandro do Carmo Guimarães, que comanda o grupo. Esta fazenda, em parceria com o Grupo Via Láctea, da Colômbia, tem focado a sua seleção na base genômica.

    "As nossas fazendas produzem cerca de 5 mil embriões por ano, que são distribuídos por muitos rebanhos Gir Leiteiro e Girolando. Para nós, é uma satisfação enorme receber a visita de outros produtores interessados, não só na genômica, mas no progresso genético aplicado na pecuária leiteira", conta Evandro.

    O gerente Produto Leite Tropical da ABS, Fernando Rosa, destaca que as Fazendas do Basa são um importante fornecedor de genética para a linha de embriões da empresa. "Realmente, é uma das melhores seleções da raça Gir. É muito importante que os nossos clientes conheçam a experiência de uma seleção tão moderna e a importância das avaliações genômicas", diz.

    Durante a visita à fazenda, a geneticista Leite da ABS, Carolina Campos, ministrou uma palestra aos presentes para esclarecer os aspectos relativos à genômica e as potencialidades dessa ferramenta para a produtividade no campo e a seleção dos melhores animais para um rebanho otimizado e eficiente.

    Quem esteve presente mostrou-se impressionado com o valor de uma pecuária inovadora e voltada para o melhor uso da ciência em prol da cadeia produtiva do leite. Cliente ABS há mais de 30 anos, o criador de Gir e Girolando Domício Arruda Silva, morador de Major Isidoro (AL) e proprietário da Fazenda Cachoeirinho, veio do Nordeste para conhecer a fazenda, e saiu de lá muito surpreendido.

    "É uma fazenda que está contribuindo para a democratização da melhor genética Gir de todo o Brasil, e tornou-se a grande referência no melhoramento genético da raça. É um dos melhores plantéis do país", afirma.

    E Domício não está sozinho. Clientes mais recentes da ABS também ficaram impressionados com o que viram no decorrer da visita, como aconteceu com o produtor José Macedo, criador de Girolando na região de Prata (MG) e cliente da empresa há cerca de um ano, fazendo uso de touros como o Sketch e o Superboy.

    "Estou muito satisfeito com o que pude ver até agora. Não conhecia a fazenda do grupo Basa e é realmente uma estrutura muito surpreendente", diz.

    Após a visita, o grupo partiu para a sede da ABS, onde representantes da empresa levaram os produtores a conhecer em primeira pessoa os laboratórios de sêmen sexado e de embriões, bem como a bateria de touros.

    "É uma oportunidade ímpar para conhecer a tecnologia que potencializa a forte bateria da ABS", explica Fernando Rosa.

    O gerente do Departamento Técnico Leite, Raul Andrade, também acompanhou o tour, e explica que a troca de experiências entre o produtor e a empresa é uma experiência sempre válida.

    "Hoje, tivemos a oportunidade de mostrar como todo o trabalho de seleção é feito, e compartilhar com os nossos clientes como os resultados são obtidos. Além de conferirmos líderes de PTAs genômicos no Gir e no Girolando, também reforçamos a nossa vontade de levar o que há de melhor para o produtor de leite", avalia.

    Os produtores também puderam esclarecer todas as dúvidas sobre as tecnologias de sexagem de sêmen e de produção de embriões, obtendo toda a informação necessária para conhecer os benefícios que essas inovações podem trazer para os seus próprios rebanhos.

    Um desses clientes foi o Dr. Fructuoso Roberto de Lima, produtor da região de Nova Granada (SP) e proprietário da Estância Paineiras. "Foi uma visita muito importante para nós, e é um imenso prazer conhecer a grande evolução que está havendo na tecnologia de reprodução graças à ABS, nos seus laboratórios e na sua central. Sem dúvida, isso nos ajuda muito no dia a dia da pecuária", ressalta.

    Fernando Rosa salienta a importância da realização de ações como esta. "Aproveitamos, também, para convidar todos os produtores e clientes a visitar a nossa central de biotecnologia", reforça.

    Durante a 85ª ExpoZebu, a central ABS está de portas abertas para receber visitas de clientes em busca das tecnologias genéticas. Diariamente, são organizadas viagens gratuitas a partir do estande da ABS no Parque Fernando Costa, que levam os visitantes a conferir em primeira mão a maior central de biotecnologia do mundo.




    Novidades ABS

    1