ABS Pecplan: Tour de produtores colombianos passa por Agropecuária Abelha, no Maranhão

    22/05/2019


    Tour de produtores colombianos passa por Agropecuária Abelha, no Maranhão


    O Tour de produtores colombianos por fazendas do Brasil, promovido pela ABS, passou pela Agropecuária Abelha, no município de Codó (MA). As visitas têm como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer o manejo, as tecnologias e a genética presentes na pecuária brasileira.

    O rebanho da Agropecuária Abelha tem um total de 23.534 bovinos. Dentre eles, 3.343 fêmeas em reprodução. Com uma estrutura de mais de 28 mil hectares, sendo 16 mil dedicados a área de pasto e 10 mil a reserva. "É uma Fazenda 100% ABS, que realiza pelo processo de cria, recria e engorda. Todos os animais passam pela IATF, recebendo até três doses por animal. Os índices de fertilidade da fazenda chegam até a aproximadamente 90% de prenhez no final da estação de monta", explica Reinaldo Carvalho, técnico da ABS.

    Segundo Ernesto Restrepo, da Fazenda Providencia, situada na cidade colombiana Cartagena, participar das visitas contribuiu para estimular uma visão mais atual acerca da pecuária e suas tecnologias. "Na Colômbia, estamos muito atrasados. Tenho aprendido muito em todas as fazendas que visitamos. Creio que temos que começar a melhorar as raças, dar um outro objetivo às agropecuárias colombianas que estão 50 anos atrás", comenta.

    Além da hospitalidade brasileira, o progresso genético foi uma das coisas que mais surpreendeu Saul Salazar, das fazendas Aurora e El Tesouro. "Além de pessoas muito boas e calorosas, estamos aprendendo aqui muitas coisas que queremos fazer também, como genética de qualidade com meio-sangue, Guzerá e Nelore. Como estamos no mesmo trópico e temos clima similar, podemos fazer também, tão bem quanto estão fazendo", afirma.

    Sobre o tour. O grupo de cerca de 20 produtores rurais da Colômbia participam este mês de um tour por fazendas brasileiras. O objetivo da viagem é conhecer melhor a genética e as tecnologias adotadas pela pecuária nacional para que possam implementar inovações e melhorias em território colombiano. A programação é acompanhada de perto pelo gerente comercial da ABS Colômbia, Juan Camilo Escalante, além de técnicos e especialistas da ABS Brasil.




    Novidades ABS

    1