31/05/2019


    Comprovado: Genética ABS lidera avaliação genômica Girolando


    Bateria da empresa teve seis touros com informações divulgadas, incluindo os quatro primeiros classificados para produção de leite

    Nesta quinta-feira (30), o Clarifide Girolando, programa de avaliação genômica de touros da raça leiteira, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (GIROLANDO) divulgou os resultados da mais recente prova, revelando os melhores touros do mercado para produção de leite. A genética ABS mostrou-se destaque absoluto no ranking, com quatro touros genotipados ocupando os primeiros lugares no quesito GPTA Leite, de um total de seis animais com informações apresentadas.

    O resultado inclui três touros, entre os quatro integrantes da bateria da empresa que lideram a lista, com uma taxa de GPTA Leite superior a 1.000 kg, conforme explica o gerente Produto Leite Tropical da ABS, Fernando Rosa.

    "Conforme os dados atualizados que foram disponibilizados hoje, os quatro melhores touros para produção de leite são o Resgate, com GTPA de 1.085 kg para leite, o Facebook, com 1.003 kg, o Jubal, com 1.000,9 kg, e o Empório, com 982 kg", explica.

    O gerente Produto Leite Europeu da ABS, Marcello Mamedes, reforça o significado da nova avaliação para a bateria da empresa.

    "Hoje, a ABS é a única empresa com três touros com GPTA Leite acima de 1.000 kg", revela, acrescentando: "Percebe-se também que, entre os top 10 touros para essa característica, nove pertencem à bateria da ABS. O resultado é indiscutível. Vale ressaltar que a ABS já conta com 20 touros avaliados pelo Clarifide, entre o total de 56 animais genotipados com informações divulgadas pelo programa, o que consolida o valor da bateria para o mercado", aponta.

    Fernando Rosa acrescenta que os resultados beneficiam particularmente o cliente ABS, uma vez que assegura a qualidade da genética contratada pelo produtor de leite. "A genômica é uma das mais importantes ferramentas na busca do melhoramento genético para os rebanhos leiteiros. Os seis touros cujas informações foram liberadas hoje são, comprovadamente, excelentes opções para o criador de Girolando - em especial, é claro, os quatro animais que lideram o ranking", afirma.

    A geneticista leite da ABS, Carolina Campos, também destaca a qualidade dos animais: ?estamos satisfeitos com os excelentes resultados das avaliações genômicas dos animais da bateria da ABS, e com muita segurança oferecemos ao mercado o que há de melhor na raça?.

    É importante salientar que os demais 16 touros genotipados da bateria ABS também possuem pedigrees de destaque em características relativas à qualidade de úberes, pernas e pés, fertilidade e saúde, para não falar daqueles que apresentam o genótipo A2A2 para a beta-caseína.




    Novidades ABS

    1