20/06/2019


    MEGALEITE: K85 é melhor touro da raça Girolando, comprova Sumário 2019


    O touro K85, que integra a bateria ABS, se consagrou como melhor touro da raça Girolando para produção de leite nesta quarta-feira (19). A comprovação veio com a divulgação dos sumários do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), durante a MegaLeite 2019.
    "Pelo Teste de Progênies, ele foi ranqueado como o número 1 para PTA, com mais de 800kg de leite e 80% de acurácia", comemora Fernando Rosa, Gerente de Produto Leite Tropical, destacando que o touro K85 reúne muita consistência genética, pois é filho de Shottle em vaca Canela Teatro.
    No grau de sangue 3/4, destacaram-se ainda no Teste de Progênie outros dois touros da bateria ABS: Porto Real, com PTA de 367kg para leite, e Galanteio, com PTA acima de 330 kg. Já na categoria 5/8, Rei registrou PTA de 508kg e Duque, PTA de 400kg. "Este ano, a prova veio com novidades, como a inclusão de dados genômicos. Além disso, passou-se a considerar outras lactações das progênies e não só as três primeiras, o que possibilita uma maior acurácia das informações", destaca Fernando.
    A líder. Entre as fêmeas, destaque total para Engenha da Rainha Brenda Teatro, que é a vaca 1/2 sangue com maior PTA da raça: 1.255kg. Além disso, Brenda tem duas filhas como líderes no grau de sangue 3/4 e seis filhas na liderança do 1/4. "Uma genética referência que está representada na bateria ABS através de quatro filhos de Brenda: Jubal, Jango, Netuno e Maximus", completa o gerente da ABS.
    A MegaLeite. A Megaleite 2019 começou hoje (19) e segue até o dia 22 de junho na capital mineira. A ABS participa da feira com um estande, onde apresenta o que há de mais moderno em termos de tecnologia para melhoramento genético.

    Touros relacionados




    Novidades ABS

    1