ABS Pecplan: BEEF TOUR 2019: visitas técnicas destacam qualidade da carne Angus nos Estados Unidos

    07/08/2019


    BEEF TOUR 2019: visitas técnicas destacam qualidade da carne Angus nos Estados Unidos


    Grupo de pecuaristas da América Latina conheceu frigorífico reconhecido mundialmente pela tecnologia da produção e visitou um dos seus fornecedores, que utiliza a genética ABS

    A produção de carne Angus de altíssima qualidade vem sendo o enfoque da edição deste ano do Beef Tour da ABS. No segundo dia de roteiro, o grupo de 60 produtores da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai visitou um frigorífico altamente reconhecido no estado do Kansas, Creekstone Farms, e conheceu, ainda, um dos fornecedores renomados da unidade - o JLB Ranch. O tour segue até domingo (11).
    O roteiro extensivo de visitas a propriedades que representam o melhor da genética ABS aplicada à impressionante cadeia produtiva da carne norte-americana teve início há poucos dias, mas quem participa já está impressionado e satisfeito com a viagem.
    É o que conta a produtora argentina Gabriella Garcilaso. "Estamos apenas nos primeiros momentos do tour, mas já vimos muitas coisas interessantes. É muito proveitoso comparar a forma como os processos funcionam por aqui e os nossos próprios sistemas de produção na Argentina. Tem muitos elementos em comum, e outros muito diferentes. O grupo está muito dedicado a aprender o máximo possível com esta experiência", avalia.
    Também da Argentina, o criador Agustín Paniz destaca a união do grupo de pecuaristas da América Latina. "Todos estão participando com um objetivo comum, e isso deixa todos muito animados. Já estou muito impressionado com o que vi até agora; certamente, é uma experiência muito rica", comenta.
    Roteiro. Nesta terça-feira (6), o tour levou os pecuaristas latinos às Creekstone Farms, propriedade onde funciona o frigorífico de mais alta tecnologia em qualidade de carne, conforme explica o gerente de Projetos e Produtos Corte Europeu da ABS Brasil, Marcelo Selistre.
    "É um frigorífico que abate de 7 a 8 mil bois por semana, exclusivamente da raça Angus preto. Possuem uma certificação própria e estão habilitados para exportar carne para quase 80 países, embora a maior parte da destinação seja para consumo interno nos EUA. São reconhecidos mundialmente pela qualidade da carne, e os pecuaristas que visitaram ficaram surpresos com o acabamento das carcaças", conta Marcelo.
    Depois da visita ao frigorífico, o grupo seguiu para o JLB Ranch, fazenda comercial que atua como um dos fornecedores para a Creekstone Farms há mais de 10 anos.
    "É uma propriedade enorme, com 22 mil hectares e mais de 5 mil vacas. Eles são focados na compra de touros com DEPs de alta qualidade de carne, e utilizam muito a genética ABS. A eficiência do sistema impressionou todos os visitantes. Eles alcançam taxas de desmame de 93,8%, e 30% dos novilhos que entregam são classificados como Prime, o mais alto grau de qualidade nos Estados Unidos", destaca o gerente, acrescentando que os restantes 70% correspondem ao grau High Choice, a segunda melhor classificação.
    "De acordo com a equipe da fazenda, a ABS contribui de forma fundamental para a obtenção desses números, garantindo que apenas 2% do rebanho não atende a esse padrão de qualidade", finaliza Marcelo.




    Novidades ABS

    1