ABS Pecplan: BEEF TOUR 2019: produtores da América Latina conhecem produção de carne certificada Angus nos EUA

    09/08/2019


    BEEF TOUR 2019: produtores da América Latina conhecem produção de carne certificada Angus nos EUA


    A tecnologia, a genética e a eficiência nos sistemas de produção estão em destaque na edição deste ano do Beef Tour 2019, o roteiro de viagens técnicas promovido anualmente pela ABS.
    No quarto dia de visitas a propriedades renomadas da cadeia produtiva da carne nos Estados Unidos, o grupo de 60 produtores latino-americanos conheceu de perto um avançado confinamento que oferece ao mercado o melhor da carne Angus certificada, bem como uma fazenda de referência na criação da raça, com uso expressivo da genética ABS.
    Durante a manhã desta quinta-feira (8), os participantes do Beef Tour visitaram o Hy-Plains Feedyard. A propriedade, localizada no estado de Kansas, funciona como um confinamento dedicado à raça Angus e surpreende pela sua estrutura e pela visão da sua equipe, conforme explica o gerente de Projetos e Produtos Corte Europeu da ABS Brasil, Marcelo Selistre.
    "É uma unidade parceira da ABS, onde focam muito na avaliação dos animais. Possuem, inclusive, um avançado centro de pesquisa no local, e demonstram muita preocupação com a qualidade do produto final que inserem no mercado. É uma estrutura impecável para a mensuração de toda e qualquer característica possível", descreve.
    Também destaque na propriedade é o Beef On Focus, o projeto da ABS que se dedica à indicação da melhor genética Corte a ser utilizada em rebanhos de leite para aumentar as fontes de renda do produtor leiteiro e contribuir para o melhoramento genético direcionado.
    Os produtores, que já se mostravam impressionados desde o início do tour, voltaram a se surpreender com mais esta visita, que evidenciou o potencial dos sistemas de produção americanos. É o que explica o produtor argentino Raul Serra. "Cada vez estamos aprendendo mais sobre genética. Com certeza, tem sido uma viagem muito interessante e que recomendo a todo produtor que tenha interesse em ampliar o conhecimento", destaca.
    A visita ao Hy-Plains Feedyard contou com a presença do COO da Genus ABS Beef, Jerry Thompson. Os visitantes assistiram, ainda, a uma palestra sobre a carne Angus certificada. "Todos ficaram encantados com a visão da equipe e a forma como conduzem a atividade", complementa Marcelo.
    Pela tarde, o grupo de produtores argentinos, brasileiros, chilenos e uruguaios seguiu viagem para a fazenda Luddington Angus, em Oklahoma. Com um rebanho de 600 vacas Angus negro e 70 animais Angus vermelho, a propriedade se estende por 6 mil acres e se dedica não só à comercialização de animais para abate, mas também ao melhoramento genético extremamente rigoroso e planejado.
    "A seleção é muito voltada para características maternais. As novilhas fazem duas rodadas com detecção de cio e passam, em seguida, 25 dias com o touro. As vacas adultas são inseminadas por meio da IATF e depois passam 35 dias com o touro. O resultado desse sistema é muito impactante: as taxas de prenhez final chegam a 60%, nas novilhas, e até 75%, nas vacas", comenta o gerente.
    Comandada apenas pela família Luddington, a propriedade faz uso inteligente da eficiência do melhoramento genético para manter bons resultados. Como a fazenda não tem confinamento, a seleção prioriza a capacidade das vacas de manter a condição corporal a campo, e como a mão de obra é reduzida, elas também precisam ser capazes de parir sozinhas.
    A equipe também planta o feno que alimenta todo o gado, suplementando com baixo teor de grão os touros que são destinados para remates. Características como cascos e patas perfeitas, bem como úberes excepcionais, também são buscadas. "A seleção fenotípica também consegue surpreender. Eles procuram muito preservar a beleza racial dos animais. A fazenda já teve 12 touros em centrais e, inclusive, a ABS contratou um animal Luddington no ano passado. O rebanho também já usou muito a nossa genética para aperfeiçoar os touros, como o Emblazon e até uma clone fêmea do touro EXT, da bateria ABS", conta Marcelo.
    Beef Tour 2019. O tour da ABS pelos Estados Unidos segue até este domingo (11). Nesta sexta-feira (9), o grupo segue viagem para conhecer as fazendas B&L Angus e Express Ranches. O roteiro já contemplou, ainda, visitas a frigoríficos, rebanhos comerciais e fazendas de diversos portes - tudo enfocado na demonstração da genética e da tecnologia a serviço da produção da melhor carne Angus do mercado.




    Novidades ABS

    1