ABS Pecplan: Com genética ABS, novilha é eleita a melhor do Brasil para produção de leite

    16/08/2019


    Com genética ABS, novilha é eleita a melhor do Brasil para produção de leite


    Resultado foi confirmado pela análise genômica do animal, em julho

    Reconhecimento absoluto da genética ABS! O produtor Armando de Paula Carvalho Filho, da Agropecuária Arkafla, em Castro (PR), teve uma das suas novilhas, a Cebola, reconhecida como a melhor fêmea Holandesa para GPTA Leite de todo o Brasil. Avaliada pelo programa de avaliação genética Clarifide, a novilha é filha de Josuper, um dos touros da bateria mais indicados para a produção de leite.
    De acordo com Armando, a genética do Josuper vem mostrando o seu valor em várias ocasiões desde que começou a utilizá-la, há cerca de três anos. "Estávamos com expectativas muito altas para a Cebola, mas o reconhecimento que recebemos foi ainda maior do que esperávamos. É um animal, sem dúvidas, acima da média e muito extremo para produção de leite", comenta o criador.
    Em 2016, Armando decidiu começar a executar a análise genômica do seu rebanho Holandês, na Fazenda Arkafla. Após a coleta dos primeiros resultados, o produtor percebeu que era necessária uma mudança. "Para nossa surpresa, a primeira avaliação revelou que a produtividade dos nossos animais era relativamente baixa. Então, decidimos direcionar o melhoramento genético para a característica de GPTA Leite, e o Josuper foi uma peça essencial nesse contexto", relembra.
    O criador afirma que as fêmeas nascidas depois dessa mudança estratégica já apresentavam GPTA Leite superior, sem deixar de lado características fundamentais, como saúde e fertilidade. "Hoje, trabalhamos com a política de não usar animais abaixo das 2 mil libras de GPTA Leite. Para alcançar esse objetivo, a ABS se tornou uma parceira valiosa. Calculo que cerca de 80% do material genético que utilizamos no nosso rebanho seja ABS, e trabalhamos com a empresa há mais de 20 anos", ressalta.
    Os resultados falam por si. Antes de começar a usar a avaliação genômica, Armando não possuía nenhuma vaca no top 100 para GPTA Leite do Brasil. Hoje, já são sete animais - incluindo a líder do ranking, a Cebola. A produtividade do rebanho como um todo também se beneficiou: os 580 animais em lactação na fazenda produzem em média 22 mil litros de leite por dia.
    Além do Josuper, Armando também investe na genética de outros touros ABS, como o Knox, o Mosaic e o Enzo.




    Novidades ABS

    1