ABS Pecplan: Touro com genética ABS é líder no Teste de Eficiência Alimentar Angus 2019, no RS

    12/09/2019


    Touro com genética ABS é líder no Teste de Eficiência Alimentar Angus 2019, no RS


    Filho do Gretzky, animal da raça Red Angus vem se destacando como uma opção de alta produtividade nas avaliações

    Redbar é filho do Gretzky, touro da bateria Red Angus da ABS. Confira: https://www.abspecplan.com.br/gretzky


    O touro Redbar Gretzky G395 V64 Lodi Prince, filho do Gretzky, animal da bateria Red Angus da ABS, foi o vencedor do Teste de Eficiência Alimentar Angus 2019, realizado pela Associação Brasileira de Angus, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O touro ingressou no teste com 564 kg e concluiu a prova com 642 kg.

    O filho do touro Gretzky pertence à Fazenda da Barragem, comandada pelo criador Francisco de Paula Cardoso e seus filhos, em Dom Pedrito (RS). O animal se destacou entre os 19 participantes da prova, que estabeleceu um ranking de eficiência alimentar, enfatizando o índice de Consumo e Ganho de Peso Residual (CGPR) -- relação entre o Consumo Alimentar Residual (CAR) e Ganho de Peso Residual (GPR).
    O touro atingiu um índice CGPR de 1,38, após registrar um consumo residual de -1,325 kg de ração por dia e um ganho de peso residual de +0,054 kg.
    "Trata-se de uma prova muito importante, em que avaliamos a parte de eficiência e consumo alimentar e ganho de peso. Na pecuária moderna, essas informações são muito importantes porque tornam a produção mais eficiente, já que obtemos animais que comem menos e convertem melhor, gerando um maior ganho que permite uma redução no ciclo de produtividade, além da redução da emissão de esterco e de gases como o metano", explica o gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus e coordenador da prova, Mateus Pivato.
    De acordo com o diretor da Fazenda Barragem, geneticista e proprietário do touro, Fernando Cardoso, a equipe da fazenda depositou toda a confiança no animal, que não desiludiu com o seu desempenho no teste.
    "Os resultados obtidos em outras avaliações já tinham sido muito positivas, e é um touro que apresenta uma produção excelente e características como boa estruturação. É um animal comprido e muito bom em características raciais. Para nós, é uma satisfação muito grande ver esse resultado", comenta.
    Ainda de acordo com Mateus Pivato, a Associação de Angus preocupa-se, também, com a genotipagem dos animais avaliados, contribuindo para as predições de características ligadas à eficiência alimentar, no futuro.
    "Provas como esta são mais um passo na avaliação genômica dos animais. O objetivo é poder predizer essa característica com base na genética, indo ao encontro da meta da nossa associação, que é promover a tecnologia genômica. Vale ressaltar que também analisamos, no caso do Angus, a espessura de gordura subcutânea, colocando essa característica na equação para garantir que o animal, além de eficiente, não compromete a qualidade final da carcaça", destaca.
    Genética. Segundo o gerente de Produtos e Projetos Corte Europeu da ABS, Marcelo Selistre, a genética do Gretzky é um dos destaques da bateria Red Angus da empresa, confirmado novamente após o ótimo resultado registrado na prova de eficiência alimentar.
    "Temos a genética do Gretzky disponível na nossa bateria, é um animal com o qual trabalhamos há muito tempo, devido aos excelentes resultados que vem alcançando a campo. A produção dele gera animais muito positivos e este teste é mais uma confirmação da grande adaptação do Gretzky aos sistemas de produção brasileiros", avalia Selistre.




    Novidades ABS

    1