ABS Pecplan: ABS Day: primeira edição do dia de campo reúne 150 pessoas na Fazenda Cobiça

    28/10/2019


    ABS Day: primeira edição do dia de campo reúne 150 pessoas na Fazenda Cobiça


    Encontro foi sucesso indiscutível para os participantes; programação rica evidenciou a genética como fator importante para o crescimento expressivo da propriedade na última década

     

    Na última sexta-feira (25), a aguardada primeira edição do ABS Day reuniu cerca de 150 pessoas na Fazenda Cobiça, em Três Corações (MG), em um dia de campo especial com uma rica programação com foco no crescimento e nos resultados impressionantes conquistados nos últimos anos pela propriedade, cuja trajetória de pequena fazenda a referência nacional na produção de leite inspirou os participantes.

    O evento contou com a participação de toda a equipe da Fazenda Cobiça, dezenas de produtores e clientes ABS de todo o Brasil, além de representantes da empresa. O dia de campo ofereceu uma troca de experiências valiosa e explorou profundamente o trabalho desenvolvido na propriedade, desde a escolha da genética utilizada -- 100% ABS -- até a nutrição e manejo dos animais, passando pela apresentação dos surpreendentes índices reprodutivos e econômicos da fazenda.

    O gerente de Mercado e Contas-Chave Leite da ABS, Marcello Mamedes, explica a representatividade da fazenda no setor produtivo do leite e a importância de compartilhar o crescimento da propriedade com os produtores participantes.

    "O objetivo principal do ABS Day foi estreitar o relacionamento com os produtores e mostrar a Fazenda Cobiça como uma das propriedades de mais alta qualidade no que diz respeito à produção, lucratividade e índices reprodutivos. Para nós, era fundamental abrir a porta da fazenda e revelar como a genética ABS vem contribuindo para o desenvolvimento constante do rebanho. A difusão de conhecimento e tecnologias tornou o dia muito especial para todos, e com certeza foi um pontapé inicial para repetir o evento todos os anos", avalia Marcello.

    O diretor geral da ABS Brasil, Márcio Nery, reforça o balanço positivo do primeiro ABS Day.

    "Precisamos agradecer a toda a equipe da fazenda, nossos parceiros, pela oportunidade valiosa que nos proporcionaram. A ABS vem desenvolvendo muitas ferramentas genéticas e trabalhando em favor do melhoramento genético, e é nossa responsabilidade passar essas ferramentas adiante. A Fazenda Cobiça nos permite contribuir um pouco para o setor leiteiro, e é preciso reconhecer tudo que os produtores de leite estão fazendo pelo país", afirma.

    A programação do dia de campo foi iniciada por uma apresentação geral da fazenda, preparada pelos proprietários, os irmãos Marcelo e Marcílio Branquinho Pereira. Em seguida, os participantes foram divididos em três grupos e orientados para as três estações montadas no local, onde foram ministradas palestras sobre Planejamento Genético Reprodutivo -- com Leonardo Ferreira Gonzaga e o gerente técnico Leite da ABS, Raul Andrade --, Criação de Bezerras -- com a veterinária e consultora Soraya Carpanez Veiga Barbosa e Marcelo Branquinho --, e Manejo Nutricional -- com Marcílio Branquinho e o veterinário e consultor Guilherme da Silva Furtado Barbosa.

    Os irmãos Branquinho, bem como o resto da família presente no evento, inteiramente engajada no comando diário da fazenda, destacaram o valor da realização do ABS Day.

    "É sempre muito prazeroso receber grupos de produtores e poder passar um pouco da nossa experiência e o trabalho que temos feito nos últimos anos. Hoje, produzimos 36 mil litros de leite por dia, e já somamos cinco anos fechados com a ABS. A genética jovem da fazenda é 100% ABS e a cada ano que passa estamos fortalecendo essa parceria. A nossa genética é muito superior ao que tínhamos nove anos atrás", diz Marcelo.

    "Hoje é um dia muito especial. Recebemos os nossos amigos e companheiros do setor com muita alegria e satisfação. Para nós, é gratificante mostrar o nosso crescimento e evidenciar a genética como um dos fatores mais importantes na pecuária leiteira, porque expressa todo o potencial que desenvolvemos diariamente na propriedade", acrescenta Marcílio.

    Durante toda a programação do ABS Day, o expressivo crescimento da fazenda foi destaque constante. Em 1993, a Fazenda Cobiça produzia 600 litros de leite por dia. Hoje, mais de 25 anos depois, a propriedade responde pela produção de 36 mil litros. Dos mais de 2 mil animais que compõem o rebanho, mais de metade -- um total de 1051 -- são vacas em lactação. A média de produção por animal é de 34,49 litros por dia.

    Além disso, a estrutura também impressiona. São três barracões de free stall, com capacidade para mais de 900 vacas, e a equipe já trabalha na construção da quarta unidade. A sala de ordenha da fazenda, em funcionamento desde 2017, permite o manejo de 48 animais em simultâneo. Além disso, este ano, foi concluído o novo bezerreiro da propriedade, potencializando ainda mais a recria das novilhas.

    O resultado de toda esta evolução é claro. Em 2017, a taxa de serviço era calculada em 73% e a de concepção, em 44%.

    "É sem dúvida uma fazenda que cresce ano a ano, altamente eficiente na produção de leite, na reprodução e em todos os índices econômicos e reprodutivos. Hoje, tivemos a oportunidade de mostrar esse crescimento e o comprometimento com a pecuária leiteira, evidenciando a eficiência genética e reprodutiva de todo o sistema", comenta Raul Andrade.

    E quem passou pela fazenda na manhã de sexta-feira foi embora impressionado. A satisfação e inspiração após conhecer de perto os resultados obtidos pela Cobiça ficaram evidentes.

    "Sempre tive vontade de conhecer a fazenda e, agora, graças à ABS, tive essa oportunidade. O crescimento da fazenda foi muito grande nos últimos anos, e é muito interessante considerar o que pode ser adequado na minha própria fazenda a partir do trabalho que é executado aqui. Com certeza, foi uma experiência que vai render muitos frutos para nós", diz o produtor Marcelo Alves Oliveira, da Fazenda Brejo, sediada em São João Batista do Glória (MG), cliente ABS há 15 anos.

    E Marcelo não foi o único que voltou para casa com essa opinião. O produtor Paulo Geraldo Honório Pereira, da Fazenda Ecossistema, em São Pedro da União (MG), cliente ABS há mais de 25 anos, também se impressionou.

    "É uma propriedade que surpreende a cada detalhe. Eles têm índices que toda fazenda procura, e estão muito avançados nos índices reprodutivos e zootécnicos. O gerenciamento da fazenda é inspirador. Todas as vezes que uma propriedade abre as porteiras para compartilhar a sua estrutura e funcionamento, é proporcionada uma troca de experiências. O dia de hoje foi uma oportunidade para perceber que nós, produtores, também podemos alcançar essa realidade", comemora.




    Novidades ABS

    1